Édi Oliveira
(Apresentação)
Olá a todos.
Sou Édi Oliveira (Edilson Oliveira de Carvalho), bailarino, coreógrafo, diretor e professor de dança. Com graduação em artes cênicas pela Universidade de Brasília (de 1993 a 1999), tenho me dedicado ao trabalho de criação em dança contemporânea desde 1996 quando comecei minha formação como bailarino/intérprete na Anti Status Quo cia de dança (DF), tendo também passado pelo baSiraH - Núcleo de dança contemporânea (DF), com quem colaboro até hoje como intérprete e coreógrafo. Em seguida, por necessidade de desenvolver trabalho de criação individual, motivado por interesses artísticos, estéticos e temáticos pessoais, criei o dançapequena - grupo de dança contemporânea (DF), para desenvolver uma linha coreográfica, de pesquisa de movimento e até, por que não dizer, de concepção de espetáculo, baseada na ausência de virtuosismo e na valorização da linguagem poética. Foi por meio do dançapequena que iniciei um trabalho mais autoral enquanto artista, sem abandonar o lugar de intérprete.

Entrei para o PPG-CEN na linha de pesquisa "Processos composicionais para a cena", com o intuito de investigar as relações
possíveis entre o texto literário e a dança contemporânea, por
meio de uma pesquisa interdisciplinar
envolvendo o texto O Funâmbulo (1958) de Jean Genet e
processo de criação de solo de dança contemporânea. O título deste projeto é O Funâmbulo - Um trajeto do texto literário à dança. Apenas para apresentá-lo resumidamente: a pesquisa buscará entender como o texto literário pode ser suporte
comprometido com a criação de trabalho coreográfico para além da
utilização de uma temática literária, ou seja, como ele pode
estabelecer com a dança uma relação mais intrínseca no que se
refere aos processos coreográficos e composicionais, sendo abordado
não apenas como argumento dramático mas, também, como ferramenta
de manipulação coreográfica.
Uma das motivações para a proposição desta pesquisa veio de um
interesse cada vez mais intenso pela literatura, linguagem que já me
atraía, porém apenas como entretenimento, por meio da leitura mas também da escrita e da tradução diletantes. Desde que comecei a me
interessar pela tradução literária, tendo feito disciplinas e
curso de tradução na Universidade de Brasília e Aliança Francesa,
respectivamente, estabeleci um contato mais aprofundado com a
literatura enquanto linguagem artística, tentando, a partir de
então, debruçar sobre ela um olhar mais curioso e aguçado, no
intuito de entender suas estruturas formais, escolas e contextos.
Desse modo, como artista de uma linguagem sempre aberta a estabelecer
relações com outros campos artísticos – a dança contemporânea,
sempre invadida e invadindo domínios como a arquitetura, o cinema,
as artes plásticas, a música, etc. – comecei a questionar-me
sobre como essas duas linguagens, literatura e dança, poderiam
dialogar, alimentar-se uma à outra, ou simplesmente, estabelecer
contato mais estreito.
Para chegar aos possíveis resultados desta pequisa, realizarei um estudo prático de movimento baseado no texto O Funâmbulo, do escritor francês Jean Genet. A partir desse estudo, que se orientará para a construção de um solo coreográfico de dança contemporânea, é possível (e é meu desejo) que ocorra um desdobramento, em etapa posterior ao período de pesquisa e de sua defesa, para uma montagem de um espetáculo.
Tendo apresentado meu objeto de investigação, estou aberto a sugestões que o grupo formador desta disciplina possa me oferecer relativamente à temática investigada, e me ponho à disposição, sempre que possível e que houver algo enriquecedor para propor, para colaborar com a pesquisa de todos.
Grande abraço e ótimo semestre para nós todos!
Édi Oliveira.
(Deixo aqui meus contatos: edgarddd30@gmail.com/61-85500818/facebook: Edilson Oliveira de Carvalho/canal youtube: https://www.youtube.com/user/edicaracoledi
CV Resumido
Formado
em artes cênicas pela Universidade de Brasília, logo construiu sua
história como bailarino/intérprete na Anti
Status Quo cia de dança,
onde dançou de 1996 a 1999 e, em seguida, no Basirah-Núcleo
de dança contemporânea
onde desenvolve trabalho de intérprete.
Em
2000 cria o grupo dançapequena,
para o qual coreografou e dirigiu os espetáculos O
Coração tem sua Memória, Tenham Olhos só para Mim,
Som
Lido no Sono do Sol,
O
Espaço entre Rosa e Azul, Perfume de Açougue e
Carcaça
sentada no Abismo.
Colabora
com outros grupos de dança e teatro da cidade como coreógrafo,
diretor, intérprete e preparador físico, como, exemplarmente, o
grupo de dança Margaridas,
a Cia
Márcia Duarte
e a Cia.
Fios d'éter.
Laureado
com as bolsas de residência artística ofertadas pela Unesco e pela
prefeitura de Paris e União Européia, desenvolveu trabalho próprio
de pesquisa no Centre
International de Danse Contemporaine d'Angers (Angers-França) –
2000, e
no Centre
National d'Accueil et d'Echange des Récollets (Paris-France)
– 2010.
Atualmente
ministra aulas de dança contemporânea para os níveis
iniciante/intermediário/avançado no MAPATI, e no USINA.
Ótimo, Edi. Bem vindo. Seu objeto de pesquisa demanda diversas habilidades e estratégias. Sempre é bom ter consciência disso. Vamos discutir algumas dessas estratégias na disciplina. abs.
ResponderExcluir