Exercício de Pesquisa Bibliográfica- Maria Lúcia Rosa
O meu projeto
propõe a integração das artes cênicas na
performance musical com ênfase na preparação do músico/cantor para atuar como performer. Ao realizar a pesquisa
procurei por trabalhos que integrassem música e teatro. Encontrei
principalmente dissertações, nos Programas de Pós - Graduação em Artes Cênicas,
que tratam da formação do ator . Os jogos musicais, a musicalidade das
estéticas teatrais, pedagogia de Dalcroze, entre outros, como ferramentas para o ator. Nos Programas em Música/Performance Musical encontrei uma dissertação que se aproximou mais do meu
objeto de estudo. De onze trabalhos pesquisados selecionei as seguintes
dissertações:
ARAÚJO, Aline Soares. Construção Cênica para a Canção: Princípios de Stanislavski numa proposta de expressão cênico-musical. 277f. Dissertação (Mestrado em Música na Linha de Pesquisa:Performance Musical).Universidade Federal de Minas Gerais,2012.
Sua pesquisa
propõe o desenvolvimento de certos princípios de Stanislavski que possam servir
de bases técnicas para o estudo e performance dos cantores.
Palavras-Chave:
Stanislavski,Canção de Câmara,Teatro, Canto,Construção Cênica.
A dissertação tem
3 capítulos , 1 Interlúdio e 5 Anexos. O capítulo 1, com 55 páginas, é todo
dedicado a Stanislavski e discorre sobre
seus princípios. O Interlúdio,de 2 páginas, fala sobre : A Pré Expresssividade.
O capítulo 2, com 30 páginas, fala sobre:
O Cantor e a Construção Cênica e o capítulo 3, com 125 páginas, e
apresenta no final : Partituras Globais.
Sua Bibliografia
cita 13 Partituras,12 livros (sendo 2 em inglês e 5 traduções de livros de
Stanislavski), 9 dissertações (2 relacionadas a Stanislavski), 9 artigos e 9 sites
consultados.
A segunda dissertação é de :
FERNANDINO, Jussara
Rodrigues. Música e Cena: uma proposta de delineamento da musicalidade no
teatro.151 f.
Dissertação.( Mestrado em Artes). UFMG,2008.
Em busca de
subsídios para uma formação musical do
ator sua pesquisa propõe uma investigação sobre a musicalidade no Teatro e suas
práticas tendo como referencial as
estéticas teatrais do século XX.
Palavras-Chave: interação Música- Teatro
A dissertação tem
2 capítulos e um glossário. O capítulo 1, com 70 páginas,
fala da musicalidade nas Estéticas Teatrais do século XX e faz uma síntese dos
elementos de musicalidade em todos os autores que abordou (muito interessante) .
O capítulo 2,com 39 páginas, traz a proposta de delineamento da Musicalidade no
Teatro. Apresenta um glossário com termos da linguagem musical que utilizou no
texto ( muito útil para quem não é conhecedor da área).
Sua Bibliografia
cita 61 livros ( 6 em espanhol e 2 em
francês), 5 Anais de Congressos e
Reuniões, 4 Teses e 2 Dissertações, 1 Prospecto,1 apostila, 1 Ensaio e 1 acesso
a site.
A terceira dissertação é de:
Sua pesquisa trata da musicalidade na
pedagogia de Meyerhold , utilizando princípios de Murray Schafer e Dalcroze,
para a compreensão da musicalidade no corpo do ator e no espaço cênico, com vistas
à uma formação mais global do ator.
Palavras-Chave: Teatro. Música. Musicalidade. Teatro Musical.
Meyerhold. Multiplicidade. Pedagogia Teatral. Formação do ator.
A dissertação tem
3 capítulos e 5 anexos. O capítulo 1 ,com 23 páginas,traz: Algumas Bases para
uma Formação Global do Ator. O capítulo 2, com 19 páginas, fala de
Musicalidades. O capítulo 3, com 58 páginas, traz: A Musicalidade na Poética de
Meyerhold.
Sua Bibliografia
cita: 34 livros (3 em inglês e 6 sobre Meyerhold), 2 Teses, 1 Dissertação e 2
números da Revista Sala Preta da USP.
Citações comuns nas
três dissertações:
BONFITTO, Matteo. O Ator Compositor: ações físicas como eixo:
de Stanislavski a Barba. São Paulo. Perspectiva.2002.
WISNIK, José Miguel. O som e o Sentido: uma outra História
das Músicas. São Paulo: Cia das Letras,1989
Citações comuns, além
das supracitadas,nas dissertações de WITTER e FERNANDINO:
APPIA, Adolphe. A obra de arte viva. (Tradução e notas de
ensaio de Redondo Jr.). Lisboa: Arcádia,1919.
ASLAN, Odette. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva,
1994.
CINTRA, Fábio. A Musicalidade como Arcabouço da Cena. Tese de
Doutorado.CAC/ECA/USP. São Paulo, 2006.
GUINSBURG, Jacob. Stanislavski, Meyerhold & Cia.
Perspectiva. São Paulo, 2001.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo, Perspectiva,
1999.
___________. A Análise dos Espetáculos. Perspectiva. São
Paulo,2010.
PICON-VALLIN, Béatrice. A
Arte do Teatro: entre tradição e vanguarda: Meyerhold e a cena
contemporânea. Org. Fátima Saad. Rio de Janeiro. Teatro do Pequeno Gesto: Letra
e Imagem, 2006.
___________________. A Música no jogo do Ator Meyerholdiano. In
In Le jeu de l' acteur chez Meyerhold et Vakhtangov. Paris: Laboratoires d'études
théâtrales de l'Université de Haute Bretagne.1989.Tradução de Roberto Mallet.
SHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. Ed. UNESP, São Paulo,
2002.
Citações comuns nas
dissertações de ARAÚJO e FERNANDINO:
Além de BONFITTO E WISNIK
BRECHT,Bertolt. Estudos sobre teatro. Tradução: Fiama Pais
Brandão: [textos coletados por Siegfried Unseld]. 2a ed. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2005. 210p.
MALETTA, Ernani de Castro. A Formação ator para uma atuação
polifônica: princípios e práticas. 370f. Tese. Área de Concentração: Artes e Educação.
Faculdade de Educação da UFMG, 2005.
ARAÚJO cita a dissertação de FERNANDINO
Conclusão:
A bibliografia
da dissertação de Aline Soares Araújo foi
a menor (o seu mestrado era em Performance Musical) mas, a melhor distribuída
entre livros , artigos e dissertações.
A bibliografia da dissertação de Jussara
Rodrigues Fernandino foi a mais extensa
e com o maior número de livros, mais ou menos 10 vezes mais que as outras
citações. Tanto ela quanto Aline S. Araújo escreveram mais sobre os autores
escolhidos para análise no primeiro capítulo.
A bibliografia da
dissertação de Carlos Eduardo S. B. Witter
teve um número razoável de livros
em comparação às outras e poucas citações
de artigo e outros. Foi quem desenvolveu mais suas ideias no capítulo final.
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