domingo, 30 de agosto de 2015


Exercício de Pesquisa Bibliográfica- Maria Lúcia Rosa

 

      O meu projeto propõe  a integração das artes cênicas na performance musical com ênfase na preparação do músico/cantor para atuar como performer. Ao realizar a pesquisa procurei por trabalhos que integrassem música e teatro. Encontrei principalmente dissertações, nos Programas de Pós - Graduação em Artes Cênicas, que tratam da formação do ator . Os jogos musicais, a musicalidade das estéticas teatrais, pedagogia de Dalcroze, entre outros, como ferramentas  para o ator. Nos Programas em  Música/Performance Musical encontrei  uma dissertação que se aproximou mais do meu objeto de estudo. De onze trabalhos pesquisados selecionei as seguintes dissertações:
 
 ARAÚJO, Aline Soares. Construção Cênica para a Canção: Princípios de Stanislavski numa proposta de expressão cênico-musical. 277f. Dissertação (Mestrado em Música na Linha de Pesquisa:Performance Musical).Universidade Federal  de Minas Gerais,2012.

      Sua pesquisa propõe o desenvolvimento de certos princípios de Stanislavski que possam servir de bases técnicas para o estudo e performance dos cantores.

 Palavras-Chave: Stanislavski,Canção de Câmara,Teatro, Canto,Construção Cênica.

      A dissertação tem 3 capítulos , 1 Interlúdio e 5 Anexos. O capítulo 1, com 55 páginas, é todo dedicado a Stanislavski e  discorre sobre seus princípios. O Interlúdio,de 2 páginas, fala sobre : A Pré Expresssividade. O capítulo 2, com 30 páginas, fala sobre:  O Cantor e a Construção Cênica e o capítulo 3, com 125 páginas, e apresenta no final : Partituras Globais.

      Sua Bibliografia cita 13 Partituras,12 livros (sendo 2 em inglês e 5 traduções de livros de Stanislavski), 9 dissertações (2 relacionadas a Stanislavski), 9 artigos e 9 sites consultados.
 
A segunda dissertação é de :

FERNANDINO, Jussara Rodrigues. Música e Cena: uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro.151 f. Dissertação.( Mestrado em Artes). UFMG,2008.

      Em busca de subsídios para uma  formação musical do ator sua pesquisa propõe uma investigação sobre a musicalidade no Teatro e suas práticas tendo como referencial  as estéticas teatrais do século XX.

Palavras-Chave: interação Música- Teatro

      A dissertação tem 2 capítulos  e  um glossário. O capítulo 1, com 70 páginas, fala da musicalidade nas Estéticas Teatrais do século XX e faz uma síntese dos elementos de musicalidade em todos os autores que abordou (muito interessante) . O capítulo 2,com 39 páginas, traz a proposta de delineamento da Musicalidade no Teatro. Apresenta um glossário com termos da linguagem musical que utilizou no texto ( muito útil para quem não é conhecedor da área).

      Sua Bibliografia cita  61 livros ( 6 em espanhol e 2 em francês), 5 Anais de Congressos  e Reuniões, 4 Teses e 2 Dissertações, 1 Prospecto,1 apostila, 1 Ensaio e 1 acesso a site.
 

A terceira dissertação é de:

 WITTER, Carlos Eduardo Souza Brocanella. O Ator Musical: A Musicalidade na composição cênica. 210f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo,2013.

      Sua pesquisa trata da musicalidade na pedagogia de Meyerhold , utilizando princípios de Murray Schafer e Dalcroze, para a compreensão da musicalidade no corpo do ator e no espaço cênico, com vistas à uma formação mais global do ator.

Palavras-Chave: Teatro. Música. Musicalidade. Teatro Musical. Meyerhold. Multiplicidade. Pedagogia Teatral. Formação do ator.

      A dissertação tem 3 capítulos e 5 anexos. O capítulo 1 ,com 23 páginas,traz: Algumas Bases para uma Formação Global do Ator. O capítulo 2, com 19 páginas, fala de Musicalidades. O capítulo 3, com 58 páginas, traz: A Musicalidade na Poética de Meyerhold.

      Sua Bibliografia cita: 34 livros (3 em inglês e 6 sobre Meyerhold), 2 Teses, 1 Dissertação e 2 números da Revista Sala Preta da USP.

Citações comuns nas três dissertações:

BONFITTO, Matteo. O Ator Compositor: ações físicas como eixo: de Stanislavski a Barba. São Paulo. Perspectiva.2002.

WISNIK, José Miguel. O som e o Sentido: uma outra História das Músicas. São Paulo: Cia das Letras,1989

Citações comuns, além das supracitadas,nas dissertações de WITTER e FERNANDINO:

APPIA, Adolphe. A obra de arte viva. (Tradução e notas de ensaio de Redondo Jr.). Lisboa: Arcádia,1919.

ASLAN, Odette. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994.

CINTRA, Fábio. A Musicalidade como Arcabouço da Cena. Tese de Doutorado.CAC/ECA/USP. São Paulo, 2006.

GUINSBURG, Jacob. Stanislavski, Meyerhold & Cia. Perspectiva.   São Paulo, 2001.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo, Perspectiva, 1999.

___________. A Análise dos Espetáculos. Perspectiva. São Paulo,2010.

PICON-VALLIN, Béatrice. A  Arte do Teatro: entre tradição e vanguarda: Meyerhold e a cena contemporânea. Org. Fátima Saad. Rio de Janeiro. Teatro do Pequeno Gesto: Letra e Imagem, 2006.

___________________. A Música no jogo do Ator Meyerholdiano. In In Le jeu de l' acteur chez Meyerhold et Vakhtangov. Paris: Laboratoires d'études théâtrales de l'Université de Haute Bretagne.1989.Tradução de Roberto Mallet.

SHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. Ed. UNESP, São Paulo, 2002.

Citações comuns nas dissertações de  ARAÚJO e FERNANDINO:

Além de BONFITTO E WISNIK

BRECHT,Bertolt. Estudos sobre teatro. Tradução: Fiama Pais Brandão: [textos coletados por Siegfried Unseld]. 2a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. 210p.

MALETTA, Ernani de Castro. A Formação ator para uma atuação polifônica: princípios e práticas. 370f. Tese. Área de Concentração: Artes e Educação. Faculdade de Educação da UFMG, 2005.

ARAÚJO cita a dissertação de FERNANDINO

Conclusão:

     A bibliografia da dissertação de  Aline Soares Araújo foi a menor (o seu mestrado era em Performance Musical) mas, a melhor distribuída entre livros , artigos e dissertações.

     A  bibliografia da dissertação de Jussara Rodrigues Fernandino  foi a mais extensa e com o maior número de livros, mais ou menos 10 vezes mais que as outras citações. Tanto ela quanto Aline S. Araújo escreveram mais sobre os autores escolhidos para análise no primeiro capítulo.

    A bibliografia da dissertação de Carlos Eduardo S. B. Witter  teve um número razoável  de livros em comparação às outras e poucas citações  de artigo e outros. Foi quem  desenvolveu mais suas ideias no capítulo final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário