sexta-feira, 28 de agosto de 2015

EXERCÍCIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

EXERCÍCIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA.
                                                                                         Cláudia Moreira




Como o tema que inicialmente tenho interesse em pesquisar é a construção de uma dramaturgia corporal tendo como base as imagens e arquétipos encontrados nos contos infantis, mais precisamente em “Alice no Pais das Maravilhas”, acabei optando por pesquisar teses e/ou dissertações que tivessem como objeto de estudo contos infantis de uma forma geral ou outras composições literárias e suas aplicações numa dramaturgia corporal, bem como estudos relativos a imagens e arquétipos contidos em contos/clássicos infantis.
Assim, acabei escolhendo três trabalhos sendo duas dissertações de mestrado e uma tese de doutorado, achei interessante essa diferenciação uma vez que pude observar as diferenças entre as referências bibliográficas de ambos.

Os trabalhos escolhidos foram:

1 - FALKEMBACH, Maria Fonseca. Dramaturgia do Corpo e Reinvenção de Linguagem: Transcrição de Retratos Literários de Gertrude Stein na composição do Corpo Cênico. Florianópolis, 2005. Dissertação de Mestrado em Artes – Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.
Essa dissertação teve como referência bibliográfica 02 teses e 02 dissertações, 40 livros e 19 artigos, sendo que de todo esse acervo 28 obras são estrangeiras. Ficou claro que o número de livros neste trabalho é quase que o dobro dos artigos, no entanto uma boa parte deles são estrangeiros, essa referência deve-se ao tema pesquisado, a obra de Gertrude Stein, escritora e poeta estadunidense. A escolha dessa dissertação se deu em razão da apropriação de obras literárias para a construção de uma dramaturgia corporal, embora não sejam contos infantis fiquei interessada em saber mais sobre como se deu o processo de composição da cena.

2 - LIMA, Janaína Melo de. Alice na Caverna: uma experiência teatral com as tecnologias de captação e projeção em cena. Brasília, 2014. Dissertação de Mestrado em Artes Cênicas – Universidade de Brasília – UNB.
Essa dissertação possui como referência bibliográfica 27 artigos, 46 livros, 19 sites visitados, 06 dissertações e 03 teses, de todo este acervo há somente um artigo estrangeiro. Escolhi essa dissertação tendo em vista ter como objeto de estudo o clássico “Alice no País das Maravilhas” como base para uma experiência cênica, assim como a apropriação de outros recursos tecnológicos que, a princípio não seriam o foco da minha pesquisa mas acredito que podem acrescentar uma análise mais abrangente de outras linhas de construção de uma dramaturgia contemporânea.

3 – COTTA, Maria Amélia de Castro. Personagens femininas e personagens infantis nos contos de Grimm: um estudo de imagens e relações. Campinas, 2011. Tese de Doutorado em Educação – UNICAMP.
Essa tese possui em sua referência bibliográfica 45 artigos, 44 livros, 07 dissertações e 02 teses. Para mim é o trabalho mais equilibrado entre artigos, livros e teses/dissertações, no entanto de toda esse acervo há somente 02 artigos estrangeiros.
Por ser uma tese na área de Educação há muitas referências no âmbito da educação infantil bem como nos temas referentes à justiça e cidadania já que se propôs á pesquisar as personagens femininas e as personagens infantis no conto Irmãozinho e Irmãzinha (O Gamo Encantado), dos irmãos Grimm, e as possíveis relações desse conto com as condições da infância órfã e abandonada na contemporaneidade.
Meu interesse específico neste trabalho foi a analise construída entre as imagens do conto escolhido e sua relação com a atualidade, as questões atemporais e os arquétipos ali contidos.

Dos três trabalhos escolhidos somente nas dissertações na área de Artes pude perceber uma bibliografia em comum, que são “A poética do devaneio” (1988) e “O ar e os sonhos” (2001) de Gaston Bachelard, “A arte de ator: da técnica à representação” (2001), de Luís Otávio Burnier, “Em busca de um teatro pobre” de Jerzy Grotowski, o “O ator compositor” (2002) de Matteo Bonfitto, e os livros de Patrice Pavis “Dicionário de Teatro” e “A análise dos espetáculos”.
Além das obras citadas acima, também se destacam para a minha pesquisa as seguintes obras encontradas na tese de doutorado por mim escolhida: “Mitos, Emblemas e Sinais" de Carlo Ginzburg, “Os contos de fadas. Origens, história e permanência no mundo moderno, de Ana Lúcia Merege, “Era uma vez... Esta pode ser a sua história”, de Joice Melo Vieira (Cadernos Pagu, n. 26, p. 59-85) e “A magia do recontar: Apontamentos sobre a intertextualidade, dialogismo e polifonia na obra cinematográfica dos Irmãos Grimm”, LIBEC – Line. Revista em Literacia e Bem Estar da Criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário