segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Sou Cristina Leite

Bom dia, caros colegas!

Meu nome é Cristina Leite, sou professora da Secretaria de Educação do DF desde 1993. Comecei minha carreira bem jovem, aos 18 anos, ministrando aulas para o antigo Supletivo. Graduei-me em Letras em 1996 e sempre nutri pela literatura uma grande e verdadeira paixão. A partir de 1998, comecei a ministrar aulas para as séries finais dos Ensino Fundamental - adolescentes e pré-adolescentes. De 2000 a 2007, atuei na direção de escola e pude ampliar consideravelmente meu olhar sobre a educação. Em 2007, tive a oportunidade de participar de um curso de formação continuada intitulado: A Arte de Contar Histórias. Costumo dizer que foi um divisor de águas na minha vida pessoal e profissional. A partir deste curso, pude experienciar, de certa maneira, a presença na cena. Despertou em mim uma artista que estava adormecida. Comecei a investigar estratégias e maneiras de obter êxito nas atuações. A partir de então, comecei a buscar formação na área de teatro, participando, sempre que possível, de oficinas e cursos.

 





Em 2008, recebi o convite para trabalhar na Oficina Pedagógica de Ceilândia, como professora de formação continuada dos professores da Secretaria de Educação do DF.
No espaço da Oficina Pedagógica, o eixo norteador é a ludicidade. Os cursos oferecidos neste espaço buscam estratégias e atividades práticas para a sala de aula, por meio de jogos, dinâmicas, reflexões e trabalhos artísticos. Foram vários os cursos que já pude oferecer e, dentre tantas discussões, percepções e vivências, foi possível perceber a importância desta formação. Pude constatar vários professores artistas descobrindo-se... E foi aí que nasceu o meu projeto de pesquisa, inicialmente intitulado: "A importância de atividades artísticas, culturais e lúdicas na formação continuada dos professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal."
Em 2013, iniciei o curso de Segunda Licenciatura em Dança no IFB, o que veio a fortalecer o meu vínculo com a presença cênica e, também, com o estudo do corpo em cena. Do corpo em sala de aula, num universo cada vez mais tecnológico. Como o movimento vem sendo trabalhado (ou não) nas escolas? Onde estão inseridas as brincadeiras tradicionais da infância, com jogos rítmicos, musicais e corporais, que tanto favorecem o encontro com o outro? Que lugar tem ocupado o "sabor" em nossas aulas? Como tornar a escola um espaço mais atrativo e encantador para nossas crianças? São várias as perguntas, para as quais espero, se não conseguir encontrar as respostas, pelo menos apontar caminhos...

É um prazer estar por aqui, conhecendo cada um de vocês.  Espero que possamos aprender muito juntos!

Abraços a todos!

Cristina Leite.

Um comentário:

  1. Seja Bem vinda, Cristina. A questão do ritmo e do jogo é um grande objeto de investigação. muito trabalho pela frente. abs.

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