domingo, 30 de agosto de 2015

ambiente online

Para este e meus demais cursos tenho trazido a experiência das metodologias de ensino em ambientes online de aprendizagem. Já elaborei e apliquei 5 disciplinas completas dessa modalidade, desde 2005.
Quando ministrei disciplinas na Florida State University (2007-2008), lá o uso de ambientes virtuais como complementares ao curso eram uma realidade. Em 2012 foi fundada a coursera, uma empresa que representa e gerencia cursos dessa modalidade no mundo inteiro - Link: www.coursera.org/.
Em meio à desconfiança, o que realmente é fato nesse tipo de relação ensino-aprendizagem é o seguinte: 1- a organização e qualidade dos materiais disponibilizados; 2- a efetiva participação do aluno.
Nosso curso é totalmente presencial, mas eu trago experiências da modalidade virtual para enfatizar o papel ativo do artista-aluno no processo de ensino-aprendizagem.  Isso se traduz no uso do blog: postagens, compatilhamentos, observação e comentário das postagens dos colegas.

Assim, três fundamentos são integrados nesse curso a partir da experiência com EAD (Educação à  Distância):
1- a construção de uma comunidade de aprendizagem, na qual há a troca e reciprocidade na produção e recepção de saberes{ eu vejo o que você faz, e eu aprendo com isso}
2- a constituição de uma continuidade de ações em um espaço/tempo determinado por meio de mídias diversas (textos, sons, imagens)
3- o fortalecimento das decisões individuais, dos atos de empoderamento pessoal por meio de ações discerníveis e mensuráveis dentro de um contexto de trocas e reciprocidade em mediação online{vendo o outro fazer o que ele faz, não fico apenas projetando para alguma pessoa o que eu preciso e posso fazer}

A prática e vivência com ambiente online em situação não pedagógica ou de pesquisa é comum (Facebook, etc). Como então transformar os recursos online em uma situação concreta e formal de ensino e aprendizagem?

Um comentário:

  1. Fiz um curso de formação em EaD para tutores e vivenciei essa realidade, é muito enriquecedor ver o que os outros colegas estão pesquisando, suas contribuições e ideias uma vez que, muitas vezes, em sala de aula não temos muito tempo para compartilhar experiências e vivências uns com os outros. O ambiente virtual nos proporciona um momento de reflexão sobre o que vimos em sala de aula, sobre o nosso próprio objeto de pesquisa e também uma oportunidade de contribuir com o trabalho dos colegas, além de estreitar os laços de amizade.

    ResponderExcluir