segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Apresentação Janette Dornellas

Meu nome é Janette Dornellas, assim mesmo com dois Ts e dois Ls. Já nasci com nome superlativo e de artista. E não quis fazer outra coisa na minha vida a não ser estar no palco.
Para isso, fiz muitas coisas, incluindo grandes sacrifícios, que não vem ao caso. Contarei tudo na minha biografia. Aguardem!
Sou Bacharel em Canto Lírico pela UnB, tenho Licenciatura em Música, pós-graduação em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior e Mestrado em Performance pela UFG com a dissertação "Um Medo Ordinário: pesquisando a ansiedade na performance do cantor lírico".
Minha nova aventura acadêmica é a Licenciatura em Artes Cênicas na UFG, na modalidade EAD.
Na parte prática da coisa toda, já atuei, cantei, dirigi, traduzi e escrevi. Só não dancei e isso me frustra muito, porque era o que eu queria fazer desde criança...mas ainda tenho esperanças de arriscar uns passos por aí.

São mais de 30 anos de carreira cheios de aventuras e lindas experiências.
Ópera Turandot (Puccini) no Palácio das Artes em Belo Horizonte

Quando terminei o Mestrado comecei a pensar no que eu gostaria de pesquisar no Doutorado e uma coisa que me perturbava muito na minha vida profissional como cantora de ópera era lidar com a maioria dos cantores brasileiros que não tem formação nenhuma na área da atuação dramática. Na formação do cantor brasileiro o aspecto mais importante é a técnica vocal. Uma vez resolvido isso você é jogado no palco e vire-se como puder!
O problema era como eu iria pesquisar algo que não conheço na teoria, somente na prática? Foi quando surgiu o vestibular para Artes Cênicas na UFG. Era o que eu procurava: embasamento teórico, bibliografia, vivência prática e teórica nas Artes Cênicas.
Hoje sou novamente aluna de Graduação mas com um pezinho no Doutorado.

Não sou habilidosa com novas tecnologias. Vou aprendendo devagar e tentando usar mas ainda sou uma "imigrante digital" diferentemente dessa moçada que é "nativa digital". Aprendi isso na Graduação!
Mas sou boa em motivar, conversar, polemizar, pirar, criar, imaginar! Signo: Áries, a criança do zodíaco.
Dizem que escrevo bem também, mas há controvérsias. Em todo caso, gosto de escrever.
Dizem que canto bem....deixo aqui uma palhinha da minha voz. Tirem suas próprias conclusões.

https://www.youtube.com/watch?v=Y_V36juTj6s

Ópera Macbeth (Giuseppe Verdi) - Theatro Municipal do Rio de Janeiro - com o diretor da ópera, Sérgio Brito


Ópera Andrea Chenier (Umberto Giordano) - Palácio das Artes - BH


2 comentários:

  1. Esqueci de incluir meus contatos: janettedornellas@gmail.com
    (61) 8123 3253
    Casa da Cultura Brasília (61) 3034 3033
    www.janettedornellas.com

    ResponderExcluir
  2. Grande carreira, muitas experiências. Espero que a disciplina lhe seja útil. Vamos discutir, entre outras coisas, juntamente a construção do conhecimento a partir da arte e suas formas de pesquisa e estratégias de pesquisa. Bem vinda!

    ResponderExcluir