sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Análise Bibliográfica

Análise Bibliográfica
                                               Rogério Rodrigues de Oliveira

Esse trabalho foi realizado em torno da coleta e análise comparativa bibliográfica referente à investigação acerca de processos sincréticos entre ritmos de dança nacionais, tanto populares quanto tradicionais, e estruturas eruditas da canção de arte brasileira. A pesquisa foi realizada no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A primeira constatação a que se chegou é que a produção acadêmica em torno desse gênero musical, a Canção Brasileira, principalmente no que diz respeito a teses de doutorado, ainda é exígua. Dentre os poucos títulos observados, foram analisados três trabalhos que não apresentam, a priori, uma relação direta com o objeto de investigação supracitado, mas que, provavelmente, trazem em seus respectivos corpus elementos afins. Seguindo a ordem cronológica de defesa e publicação, averiguou-se:

1) Dante Pignatari - Canto da Língua: Alberto Nepomuceno e a Invenção da Canção Brasileira.
Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2009.

Análise da Bibliografia
Teses
0
Dissertações
1
Monografias
0
Trabalhos de Conclusão de Curso
0
Artigos
3
Livros
56

Relação entre materiais nacionais e estrangeiros
Nacionais
29
Estrangeiros
Inglês: 24
Francês: 1
Alemão: 6

        O autor discorre a respeito do cancioneiro de Alberto Nepomuceno que foi um compositor, pianista, organista e regente brasileiro, considerado o principal precursor do nacionalismo no Brasil, movimento que defende a inserção de constâncias rítmica-melódica-harmônicas próprias do país na produção da música de concerto nacional.  Nepomuceno ainda é considerado o genitor da Canção Brasileira por ter sido o primeiro, de maneira efetiva, a impor a língua nacional e a mesclar, ainda que discretamente, a rítmica brasileira na criação de composições para canto e piano.
       Dante Pignatari recorreu, praticamente, à produção bibliográfica em formato de livro para escrever sua tese o que demonstra um certo desequilíbrio, nesse sentido, para com outras fontes de pesquisa. Entretanto, é de se destacar que cerca de metade da referência utilizada pelo autor é estrangeira haja vista que a produção bibliográfica em torno da temática em questão ainda é escassa.

2) Achille Guido Picchi - As Serestas de Heitor Villa-Lobos: Um Estudo de Análise, Texto-Música e Pianismo para uma Interpretação.
Tese apresentada ao Curso de Doutorado em Música do Instituto de Artes da Universidade
Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas, 2010.

Análise da Bibliografia
Teses
0
Dissertações
3
Monografias
0
Trabalhos de Conclusão de Curso
0
Artigos
25
Livros
73

Relação entre materiais nacionais e estrangeiros
Nacionais
87
Estrangeiros
Inglês: 6
Francês: 2
Espanhol: 4
Italiano: 1
Alemão: 1

Achille Picchi investigou o conjunto de 14 canções para canto e piano, denominado Serestas, composto por Heitor Villa-Lobos. Se Nepomuceno é visto como o desbravador, Villa-Lobos é estimado como o principal expoente do movimento nacionalista e modernista nacional. As Serestas apresentam, de um modo geral, estruturas em que se observa a utilização, em proporções equânimes, de elementos nacionalistas e modernistas.
          Picchi também baseou-se, principalmente, nos livros para escrever seu trabalho, todavia, com uma maior abordagem de outras fontes, principalmente de artigos em revistas especializadas. Constatou-se que a bibliografia estrangeira consultada foi em número menor em relação à nacional.

3) Lenine Alves dos Santos – O Canto sem Casaca: Propriedades Pedagógicas da Canção Brasileira e Seleção para Ensino do Canto no Brasil
Tese apresentada ao Programa de Pós Graduação – Doutorado em Música – do Departamento  de  Música  da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. São Paulo, 2011.

Análise da Bibliografia
Teses
2
Dissertações
8
Monografias
1
Trabalhos de Conclusão de Curso
1
Artigos
18
Livros
96
Websites
22
Referências Musicográficas
46
Referências Fonográficas
41
Referências Videográficas
1

Relação entre materiais nacionais e estrangeiros
Nacionais
215
Estrangeiros
Inglês: 15
Francês: 4
Espanhol: 1
Italiano: 1

A tese de Lenine Alves dos Santos expõe aspectos do processo de ensino-aprendizagem da Canção Brasileira a partir da análise de várias obras representativas do cancioneiro nacional. O autor demonstra um maior equilíbrio quanto à utilização da bibliografia abordando várias fontes de referência como teses, dissertações, monografias, TCC’s, artigos e, inclusive, websites, referências musicográficas, infográficas e videográficas. Nessa pesquisa, há a prevalência de material bibliográfico em português.

Bibliografia de referência encontrada nas teses investigadas:
ALMEIDA, Renato. Compêndio de História da Música Brasileira. 2ª ed. Rio de Janeiro: F. Briguiet & Cia., 1958.
ANDRADE, Mário de. Aspectos da Música Brasileira. Belo Horizonte, Rio de Janeiro: Villa Rica, 1991.
________________. Ensaio sobre a Música Brasileira. São Paulo: Martins, 1962.
________________. (Ed.) Modinhas Imperiais. Prefácio. São Paulo: Martins, 1930.
________________.Pequena História da Música. 4ª ed. São Paulo: Martins, 1953.
AZEVEDO, Luiz Heitor Correa. 150 anos de Música no Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1956.
________________. Villa-Lobos e a criação musical. Música Viva I. Rio
de Janeiro, 1941.
________________. Canções Brasileiras. Brasil Cultural. Porto, Portugal,
nº4, Ano II, Ago. ,p.8-15, 1950.
_______________. Música e Músicos do Brasil. Rio de Janeiro: Livraria-Editora da Casa do Estudante do Brasil, 1950.
BORGHOFF, Margarida Maria; CASTRO, Luciana Monteiro de; PÁDUA, Mônica Pedroso de. Em Defesa da Canção de Câmara Brasileira. PerMusi: Revista de Performance
Musical. V.8, jul-dez. 2003, Goiânia, GO.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Ministério da
Educação e Cultura / Instituto Nacional do Livro, 1954.
KIEFER, Bruno. Villa-Lobos e o Modernismo na Música Brasileira. Movimento/INL-
Pró-Memória. Porto Alegre, RS, 1986.
MARIZ, Vasco. Vida Musical. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro, 1997.
____________. A Canção Brasileira de Câmara. Francisco Alves. Rio de Janeiro, 2002.
____________. Heitor Villa-Lobos, o Homem e a Obra. 12ª ed. ABM/Francisco Alves.
Rio de Janeiro, RJ, 2005.
SALLES, Paulo de Tarso. Villa-Lobos: Processos Composicionais. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.



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