Análise Bibliográfica
Rogério Rodrigues de Oliveira
Esse trabalho foi realizado em torno da coleta e
análise comparativa bibliográfica referente à investigação acerca de processos
sincréticos entre ritmos de dança nacionais, tanto populares quanto
tradicionais, e estruturas eruditas da canção de arte brasileira. A pesquisa
foi realizada no Banco de Teses e
Dissertações da CAPES e na Biblioteca
Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A primeira constatação a
que se chegou é que a produção acadêmica em torno desse gênero musical, a
Canção Brasileira, principalmente no que diz respeito a teses de doutorado, ainda
é exígua. Dentre os poucos títulos observados, foram analisados três trabalhos
que não apresentam, a priori, uma relação direta com o objeto de investigação
supracitado, mas que, provavelmente, trazem em seus respectivos corpus elementos afins. Seguindo a ordem
cronológica de defesa e publicação, averiguou-se:
1) Dante Pignatari - Canto da Língua: Alberto Nepomuceno e a Invenção
da Canção Brasileira.
Tese apresentada ao Programa de
Pós-Graduação em Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e
Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade
de São Paulo. São Paulo, 2009.
Análise da
Bibliografia
Teses
|
0
|
Dissertações
|
1
|
Monografias
|
0
|
Trabalhos de Conclusão de Curso
|
0
|
Artigos
|
3
|
Livros
|
56
|
Relação entre materiais nacionais e estrangeiros
Nacionais
|
29
|
Estrangeiros
|
Inglês: 24
|
Francês: 1
|
|
Alemão: 6
|
O autor discorre
a respeito do cancioneiro de Alberto Nepomuceno que foi um compositor,
pianista, organista e regente brasileiro, considerado o principal precursor do
nacionalismo no Brasil, movimento que defende a inserção de constâncias
rítmica-melódica-harmônicas próprias do país na produção da música de concerto
nacional. Nepomuceno ainda é considerado
o genitor da Canção Brasileira por ter sido o primeiro, de maneira efetiva, a
impor a língua nacional e a mesclar, ainda que discretamente, a rítmica
brasileira na criação de composições para canto e piano.
Dante Pignatari
recorreu, praticamente, à produção bibliográfica em formato de livro para escrever
sua tese o que demonstra um certo desequilíbrio, nesse sentido, para com outras
fontes de pesquisa. Entretanto, é de se destacar que cerca de metade da
referência utilizada pelo autor é estrangeira haja vista que a produção
bibliográfica em torno da temática em questão ainda é escassa.
2) Achille Guido
Picchi - As Serestas de Heitor Villa-Lobos: Um Estudo de Análise, Texto-Música
e Pianismo para uma Interpretação.
Tese apresentada ao Curso de Doutorado em Música do
Instituto de Artes da Universidade
Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas, 2010.
Análise da Bibliografia
Teses
|
0
|
Dissertações
|
3
|
Monografias
|
0
|
Trabalhos de Conclusão de Curso
|
0
|
Artigos
|
25
|
Livros
|
73
|
Relação entre materiais nacionais e estrangeiros
Nacionais
|
87
|
Estrangeiros
|
Inglês: 6
|
Francês: 2
|
|
Espanhol: 4
|
|
Italiano: 1
|
|
Alemão: 1
|
Achille Picchi investigou o
conjunto de 14 canções para canto e piano, denominado Serestas, composto por Heitor Villa-Lobos. Se Nepomuceno é visto
como o desbravador, Villa-Lobos é estimado como o principal expoente do
movimento nacionalista e modernista nacional. As Serestas apresentam, de um modo geral, estruturas em que se observa
a utilização, em proporções equânimes, de elementos nacionalistas e
modernistas.
Picchi
também baseou-se, principalmente, nos livros para escrever seu trabalho,
todavia, com uma maior abordagem de outras fontes, principalmente de artigos em
revistas especializadas. Constatou-se que a bibliografia estrangeira consultada
foi em número menor em relação à nacional.
3) Lenine Alves dos
Santos – O Canto sem Casaca: Propriedades Pedagógicas da Canção Brasileira e
Seleção para Ensino do Canto no Brasil
Tese apresentada ao Programa de Pós Graduação –
Doutorado em Música – do Departamento de Música
da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. São Paulo, 2011.
Análise da Bibliografia
Teses
|
2
|
Dissertações
|
8
|
Monografias
|
1
|
Trabalhos de Conclusão de Curso
|
1
|
Artigos
|
18
|
Livros
|
96
|
Websites
|
22
|
Referências Musicográficas
|
46
|
Referências Fonográficas
|
41
|
Referências Videográficas
|
1
|
Relação entre materiais nacionais e estrangeiros
Nacionais
|
215
|
Estrangeiros
|
Inglês: 15
|
Francês: 4
|
|
Espanhol: 1
|
|
Italiano: 1
|
A tese de
Lenine Alves dos Santos expõe aspectos do processo de ensino-aprendizagem da
Canção Brasileira a partir da análise de várias obras representativas do
cancioneiro nacional. O autor demonstra um maior equilíbrio quanto à utilização
da bibliografia abordando várias fontes de referência como teses, dissertações,
monografias, TCC’s, artigos e, inclusive, websites, referências musicográficas,
infográficas e videográficas. Nessa pesquisa, há a prevalência de material
bibliográfico em português.
Bibliografia de referência
encontrada nas teses investigadas:
ALMEIDA, Renato. Compêndio de
História da Música Brasileira. 2ª ed. Rio de Janeiro: F. Briguiet &
Cia., 1958.
ANDRADE, Mário de. Aspectos da
Música Brasileira. Belo Horizonte, Rio de Janeiro: Villa Rica, 1991.
________________. Ensaio sobre
a Música Brasileira. São Paulo: Martins, 1962.
________________. (Ed.) Modinhas
Imperiais. Prefácio. São Paulo: Martins, 1930.
________________.Pequena
História da Música. 4ª ed. São Paulo: Martins, 1953.
AZEVEDO, Luiz Heitor Correa. 150
anos de Música no Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1956.
________________. Villa-Lobos e
a criação musical. Música Viva I. Rio
de Janeiro, 1941.
________________. Canções
Brasileiras. Brasil Cultural. Porto, Portugal,
nº4, Ano II, Ago. ,p.8-15, 1950.
_______________. Música e
Músicos do Brasil. Rio de Janeiro: Livraria-Editora da Casa do Estudante
do Brasil, 1950.
BORGHOFF, Margarida Maria; CASTRO, Luciana Monteiro de; PÁDUA, Mônica
Pedroso de. Em Defesa da Canção de
Câmara Brasileira. PerMusi: Revista de Performance
Musical. V.8, jul-dez. 2003, Goiânia, GO.
CASCUDO, Luís da
Câmara. Dicionário do folclore
brasileiro. Rio de Janeiro: Ministério da
Educação e Cultura / Instituto Nacional do Livro, 1954.
KIEFER, Bruno. Villa-Lobos e o
Modernismo na Música Brasileira. Movimento/INL-
Pró-Memória. Porto Alegre, RS, 1986.
MARIZ, Vasco. Vida Musical.
Civilização Brasileira. Rio de Janeiro, 1997.
____________. A Canção
Brasileira de Câmara. Francisco Alves. Rio de Janeiro, 2002.
____________. Heitor
Villa-Lobos, o Homem e a Obra. 12ª ed. ABM/Francisco Alves.
Rio de Janeiro, RJ, 2005.
SALLES, Paulo de Tarso. Villa-Lobos:
Processos Composicionais. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário