quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Pesquisa bibliográfica – teses e dissertações

Após vários resultados da busca nos endereços sugeridos, os trabalhos acadêmicos por mim escolhidos foram:
1.       Formação de Educadores para uma prática educativa lúdica: pode um peixe vivo viver fora d’água fria?  Tese de Rosemary Lacerda Ramos, na área de Educação, pela Universidade Federal da Bahia, 2003, 128 páginas.
Bibliografia composta por 147 citações, das quais:
·         14 textos de legislação educacional;
·         94 livros;
·         30 artigos
·         05 teses/ dissertações
·         04 endereços eletrônicos
·         Sendo 01 citação internacional (Aqui considerei internacional a citação em língua estrangeira)

2.       A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tese de Cristiane Ungarettizago, na área de Educação, pela Faculdade de Educação pela Pontifícia Universidade Católica. Porto Alegre, 2010, 152 páginas.
Bibliografia composta por 103 citações, das quais:
·         08 textos de legislação educacional;
·         38 livros;
·         52 artigos
·         04 teses/ dissertações
·         01 endereço eletrônico
·         Sendo 03 citações internacionais – (Aqui considerei internacional a citação em língua estrangeira)


3.       A ludicidade como dimensão humana na formação de professores. Dissertação de Adriane Maso da Silva Maroneze, na área de Educação, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – RS,2009, 103 páginas.
Bibliografia composta por 82 citações, das quais:
·         01 texto de legislação educacional;
·         59 livros;
·         19 artigos
·         02 teses/ dissertações
·         01 endereço eletrônico
·         Nenhuma citação estrangeira

Em minha análise, percebo haver certo equilíbrio tanto na quantidade quanto na diversidade de citações entre as teses (1 e 2). A dissertação possui quantidade menor, embora não menos relevante. Causou-me certa surpresa perceber que a tese 2 possui uma quantidade maior de artigos, em comparação à quantidade de livros; porém, foi exatamente neste lugar (artigos) que encontrei temas que mais se aproximam do meu objeto de estudo. Percebi também que os três trabalhos citaram poucas obras estrangeiras (aqui considerei estrangeiras as obras em sua língua nativa e, não, as traduzidas).
Com relação às obras que se repetem nos três trabalhos, pude perceber algumas, a saber:
a.       Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire;
b.      Homo Ludens, de Joan Huizinga;
c.       A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho; imagem e representação, de J. Piaget.
d.      A formação social da mente: desenvolvimento dos processos psicológicos, de Vygotsky
e.      O brincar e a realidade, de Winnicott.

Convém ressaltar que houve a presença de alguns autores que se repetiram nos três trabalhos, porém com obras diferentes que seguiam a mesma linha de pesquisa, a saber:
a.       BROUGERE, Gilles;
b.      FORTUNA, T. R.
c.       KISHIMOTO, Tizuko.
d.      NÓVOA, Antônio.

A citação desses autores me despertou a curiosidade, pois alguns eu não conhecia ainda. Percebê-los presentes nos três trabalhos me instiga a conhecê-los.

A tese 1 citou algumas obras cujo tema se relaciona, de forma próxima, com meu objeto de estudo:
·         Formação de profissionais de educação para o século XXI
·         Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento
·         O início da formação do professor reflexivo
·         Sala de aula é lugar de brincar?
·         A ludicidade como ciência
·         Desenvolvimento dos estados de consciência e ludicidade
·         Educação e ludicidade – coletânea ludopedagogia
·         Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna
·         Os professores e sua formação
·         Uma pirueta, duas piruetas, bravo, bravo: a importância do brinquedo na educação das crianças e de seus professores
·         A ludicidade como ciência

A tese 2 citou algumas obras cujo tema se relaciona, de certa maneira, com meu objeto de estudo:
·         Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje
·         Brincando e aprendendo com oficinas ludopedagógicas
·         O jogo no cotidiano da escola: uma forma de ser e estar na vida
·         Educação de professores: um olhar sobre os tempos e os espaços nas atividades dos professores
·         Formando professores na universidade para brincar
·         A produção de sentido na vida de educadores: por uma logoformação
·         Prática docente: referência para formação do educador
·         O professor e a docência: o encontro com o aluno
·         A importância de saber como os professores aprendem
·         Desenvolvimento profissional e motivação dos professores
·         Quatro cores, senha e dominó: oficina de jogos em uma perspectiva construtivista psicopedagógica
·         A sala de aula como espaço para o jogo do saber
·         Pedagogia da animação
·         Os professores e o “novo” espaço público da educação
·         Dez novas competências para uma nova profissão
·         Jogo e desenvolvimento profissional: análise de uma proposta de formação continuada de professores
·         Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano
·         Oficinas de ensino: o quê? Por quê? Como?
·         Reflexões sobre o papel do lúdico na aprendizagem e formação

A dissertação (3) citou algumas obras cujo tema se relaciona com meu objeto de estudo:

·         A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir
·         A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador
·         Ironias da educação: mudanças e contos sobre mudança
·         Corpo e movimento.
·         Formando professores na universidade para brincar
·         Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido
·         Formação de professores: para uma mudança educativa
·         O tempo e o espaço da alegria na escola
·         Educação, ludicidade e prevenção das neuroses futuras: uma proposta pedagógica a partir da biossíontese
·         Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna.
·         Ludicidade: o que é mesmo isso?
·         Educação e Ludicidade. Ludicidade- onde acontece?
·         Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano
·         Amor, poesia e sabedoria
·         Os professores e sua formação
·         A formação de professores e a profissão docente
·         Profissão professor
·         Vamos todos cirandar: gestão de trabalho pedagógico em sala de aula
·         Formar professores como profissionais reflexivos
·         Alunos felizes
·         Para além do cognitivo na formação dos educadores

Como se pôde observar, são várias as obras que despertaram interesse; no entanto, para aproximar ainda mais do meu objeto, deixei em negrito os textos que mais me chamaram a atenção. Vale ressaltar ainda que a mesma obra “interessante” aparece em mais de um estudo.
Fiquei impressionada com a aprendizagem advinda da tarefa. É como se as coisas fossem ramificando... um autor que leva a outro, que indica outro... e o universo vai se ampliando, vão surgindo as novas possibilidades.
Embora já venha estudando o tema há algum tempo, pude descobrir autores novos, de quem nunca havia ouvido falar. Preciso agora das orientações a respeito de como não gastar muito dinheiro comprando livros, porque, como se pode ver, tenho muito o que ler...

Penso ainda que se tivéssemos tido um tempo maior poderíamos ter escolhido mais de três trabalhos, para enriquecer, mas o tempo para realizar a atividade não me permitiu. Não tem problema; estou aprendendo a desvendar o caminho da pesquisa e o melhor: estou gostando muito dele...

Um comentário:

  1. Oi Cristina,
    Boa noite! Fiquei curiosíssima por ver a tese que produzi aqui em seu Blog e por ter sido motivo de escolha sua. Gostaria de saber sobre o que discute e como a minha produção acadêmica pode te ajudar.

    Quanto ao uso de mais artigos que livros, na tese, explico... o tema que discuti "formação de professores e ludicidade" era bastante pioneiro, à época. Poucos livros, mas já haviam abundantes relatos de experiência. Neste sentido, fui para o nascedouro das reflexões.. os artigos científicos.

    Saudações lúdicas e pedagógicas.
    Rose

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