Pesquisa bibliográfica –
teses e dissertações
Após vários resultados da busca
nos endereços sugeridos, os trabalhos acadêmicos por mim escolhidos foram:
1.
Formação de Educadores para uma prática
educativa lúdica: pode um peixe vivo viver fora d’água fria? Tese de Rosemary Lacerda Ramos, na área de
Educação, pela Universidade Federal da Bahia, 2003, 128 páginas.
Bibliografia composta por 147 citações, das quais:
·
14 textos de legislação educacional;
·
94 livros;
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30 artigos
·
05 teses/ dissertações
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04 endereços eletrônicos
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Sendo 01
citação internacional (Aqui considerei internacional a citação em língua estrangeira)
2.
A trajetória de formação de docentes que
utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tese
de Cristiane Ungarettizago, na área de Educação, pela Faculdade de Educação
pela Pontifícia Universidade Católica. Porto Alegre, 2010, 152 páginas.
Bibliografia composta por 103 citações, das quais:
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08 textos de legislação educacional;
·
38 livros;
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52 artigos
·
04 teses/ dissertações
·
01 endereço eletrônico
·
Sendo 03
citações internacionais – (Aqui considerei internacional a citação em
língua estrangeira)
3.
A ludicidade como dimensão humana na
formação de professores. Dissertação de Adriane Maso da Silva Maroneze,
na área de Educação, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das
Missões – URI – RS,2009, 103 páginas.
Bibliografia composta por 82 citações, das quais:
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01 texto de legislação educacional;
·
59 livros;
·
19 artigos
·
02 teses/ dissertações
·
01 endereço eletrônico
·
Nenhuma citação
estrangeira
Em minha análise, percebo haver
certo equilíbrio tanto na quantidade quanto na diversidade de citações entre as
teses (1 e 2). A dissertação possui quantidade menor, embora não menos
relevante. Causou-me certa surpresa perceber que a tese 2 possui uma quantidade
maior de artigos, em comparação à quantidade de livros; porém, foi exatamente
neste lugar (artigos) que encontrei temas que mais se aproximam do meu objeto
de estudo. Percebi também que os três trabalhos citaram poucas obras
estrangeiras (aqui considerei estrangeiras as obras em sua língua nativa e,
não, as traduzidas).
Com relação às obras que se
repetem nos três trabalhos, pude perceber algumas, a saber:
a.
Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire;
b.
Homo Ludens, de Joan Huizinga;
c.
A formação do símbolo na criança: imitação, jogo
e sonho; imagem e representação, de J. Piaget.
d.
A formação social da mente: desenvolvimento dos
processos psicológicos, de Vygotsky
e.
O brincar e a realidade, de Winnicott.
Convém ressaltar que houve a presença de alguns autores
que se repetiram nos três trabalhos, porém com obras diferentes que seguiam a
mesma linha de pesquisa, a saber:
a.
BROUGERE, Gilles;
b.
FORTUNA, T. R.
c.
KISHIMOTO, Tizuko.
d.
NÓVOA, Antônio.
A citação desses autores me despertou a curiosidade, pois
alguns eu não conhecia ainda. Percebê-los presentes nos três trabalhos me
instiga a conhecê-los.
A tese 1 citou algumas obras cujo tema se relaciona, de
forma próxima, com meu objeto de estudo:
·
Formação de profissionais de educação para o
século XXI
·
Pedagogia, pedagogos e formação de
professores: busca e movimento
·
O início da formação do professor reflexivo
·
Sala de
aula é lugar de brincar?
·
A ludicidade como ciência
·
Desenvolvimento dos estados de consciência e
ludicidade
·
Educação e ludicidade – coletânea ludopedagogia
·
Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a
partir da experiência interna
·
Os professores e sua formação
·
Uma pirueta, duas piruetas, bravo, bravo: a
importância do brinquedo na educação das crianças e de seus professores
·
A ludicidade como ciência
A tese 2 citou algumas obras cujo tema se relaciona, de
certa maneira, com meu objeto de estudo:
·
Relação com o saber, formação de professores e
globalização: questões para a educação hoje
·
Brincando e aprendendo com oficinas
ludopedagógicas
·
O jogo no cotidiano da escola: uma forma de ser
e estar na vida
·
Educação de professores: um olhar sobre os tempos
e os espaços nas atividades dos professores
·
Formando professores na universidade para
brincar
·
A produção de sentido na vida de educadores: por
uma logoformação
·
Prática docente: referência para formação do
educador
·
O professor e a docência: o encontro com o aluno
·
A importância de saber como os professores
aprendem
·
Desenvolvimento profissional e motivação dos
professores
·
Quatro cores, senha e dominó: oficina de jogos
em uma perspectiva construtivista psicopedagógica
·
A sala de aula como espaço para o jogo do
saber
·
Pedagogia da animação
·
Os professores e o “novo” espaço público da
educação
·
Dez novas competências para uma nova profissão
·
Jogo e desenvolvimento profissional: análise
de uma proposta de formação continuada de professores
·
Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano
·
Oficinas de ensino: o quê? Por quê? Como?
·
Reflexões sobre o papel do lúdico na
aprendizagem e formação
A dissertação (3) citou algumas obras cujo tema se
relaciona com meu objeto de estudo:
·
A escola que sempre sonhei sem imaginar que
pudesse existir
·
A pergunta a várias mãos: a experiência da
pesquisa no trabalho do educador
·
Ironias da educação: mudanças e contos sobre
mudança
·
Corpo e movimento.
·
Formando professores na universidade para
brincar
·
Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com
sentido
·
Formação de professores: para uma mudança
educativa
·
O tempo e o espaço da alegria na escola
·
Educação, ludicidade e prevenção das neuroses
futuras: uma proposta pedagógica a partir da biossíontese
·
Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a
partir da experiência interna.
·
Ludicidade: o que é mesmo isso?
·
Educação e Ludicidade. Ludicidade- onde
acontece?
·
Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano
·
Amor, poesia e sabedoria
·
Os professores e sua formação
·
A formação de professores e a profissão docente
·
Profissão professor
·
Vamos todos cirandar: gestão de trabalho
pedagógico em sala de aula
·
Formar professores como profissionais reflexivos
·
Alunos felizes
·
Para além do cognitivo na formação dos
educadores
Como se pôde observar, são várias as obras que despertaram
interesse; no entanto, para aproximar ainda mais do meu objeto, deixei em
negrito os textos que mais me chamaram a atenção. Vale ressaltar ainda que a
mesma obra “interessante” aparece em mais de um estudo.
Fiquei impressionada com a aprendizagem advinda da tarefa.
É como se as coisas fossem ramificando... um autor que leva a outro, que indica
outro... e o universo vai se ampliando, vão surgindo as novas possibilidades.
Embora já venha estudando o tema há algum tempo, pude
descobrir autores novos, de quem nunca havia ouvido falar. Preciso agora das
orientações a respeito de como não gastar muito dinheiro comprando livros,
porque, como se pode ver, tenho muito o que ler...
Penso ainda que se tivéssemos tido um tempo maior
poderíamos ter escolhido mais de três trabalhos, para enriquecer, mas o
tempo para realizar a atividade não me permitiu. Não tem problema; estou aprendendo a
desvendar o caminho da pesquisa e o melhor: estou gostando muito dele...
Oi Cristina,
ResponderExcluirBoa noite! Fiquei curiosíssima por ver a tese que produzi aqui em seu Blog e por ter sido motivo de escolha sua. Gostaria de saber sobre o que discute e como a minha produção acadêmica pode te ajudar.
Quanto ao uso de mais artigos que livros, na tese, explico... o tema que discuti "formação de professores e ludicidade" era bastante pioneiro, à época. Poucos livros, mas já haviam abundantes relatos de experiência. Neste sentido, fui para o nascedouro das reflexões.. os artigos científicos.
Saudações lúdicas e pedagógicas.
Rose