sábado, 15 de agosto de 2015

SABENDO USAR A PLATAFORMA LATTES


A plataforma lattes é uma banco de dados sobre pesquisas e pesquisadores que trabalham em instituições brasileiras  ou  estrangeiros que estão associados a instituição brasileiras(http://lattes.cnpq.br/). Todos que entram para qualquer nível formal de pesquisa(iniciação científica, mestrado, doutorado), precisam ter seus currículos registrados lá.{ clique na imagem para ampliá-la}


Como se pode ver há vários tipos de busca na plataforma. Vamos começar pela opção nome e assunto. Quando você está fazendo uma pesquisa, uma das primeiras atividades é o levantamento de trabalhos que se assemelham ou tem alguma relação com o que você está procurando investigar.  Nesse sentido, você vai se valer de bancos de teses e dissertações e de revistas especializadas.
Mas você também pode explorar a plataforma lattes. Selecione a opção de busca assunto e digite alguma palavra que você considera fundamental para sua pesquisa, tipo " audiovisual", "Dalcroze", "dramaturgia", etc. Eu digitei "dramaturgia musical", e marquei apenas 'doutores' nas bases, e marquei para incluir brasileiros e estrangeiros. Olha o que saiu:

De posse disso, você clica em cada pesquisador que aparece e vê o currículo dele. Então você vê a lista de publicações do pesquisador e vai atrás dos artigos que te interessam. Outra coisa que você pode fazer: pegar o contato dele ou o lugar onde ele trabalha para pedir artigos que você não encontrar. Se a sintonia entre tua pesquisa e a dele se estreitarem, vocês podem trocar emails e ele pode vir a ser membro da banca.
Muitas outras utilidades podemos encontrar usando uma ferramenta que parecia apenas um banco de dados. Ou seja, para o pesquisador a transformação de informações em alvo relevante e necessário é uma atividade fundamental.

2 comentários:

  1. Esqueci de colocar meu endereço lattes no post da autoapresentação mas aqui vai:
    http://lattes.cnpq.br/0554216853320967

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir