domingo, 30 de agosto de 2015

Exercício Pesquisa Bibliográfica - Barbara




Chego aqui 2 dias atrasada. Cada vez que entrava no blog e lia as pesquisas de vocês colegas, via como minha tarefa estava engatinhando. As vezes administrar o tempo com todas as atribuições é quase uma tese de doutorado diária. Enfim.
Selecionei trabalhos sobre o universo que pretendo abordar na minha pesquisa de mestrado. Para contextualiza-los, acabei mudando o pré-projeto. Agora pretendo dissertar sobre as festas juninas em igrejas evangélicas, abordando como a festa foi ressignificada ao longo dos anos e como nesse contexto específico, ela é performada e trabalhada como algo além do entretenimento, mais especificamente como um marketing institucional.

Selecionei alguns trabalho que acreditei serem úteis.  Pesquisei  no site do BDTD e no Google Acadêmico

1º) Artigo: “Festa Junina: Hibridismo Cultural”. Disponível em: < http://www.igtf.rs.gov.br/wp-content/uploads/2012/10/Festa-Junina-hibridismo-cultural.pdf >
Esse artigo é resultado de uma tese de doutorado na área de Sociologia, intitulada “Imagens recortadas, tradições reinventadas: as narrativas da festa junina em Campina Grande – Paraíba”.  O foco do estudo era compreender quais os formatos atuais das festas denominadas populares, que processos de transformação elas sofreram desde que passaram a ser realizadas do Brasil.  Por se tratar de um artigo a bibliografia é bem curta, composta por:
  • Livros: 14
  • Artigos: 56

2º) Dissertação: - “É DANDO QUE SE RECEBE”: A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS E O NEGÓCIO DA FÉ EM MOÇAMBIQUE  - disponível em:  
 Trata-se de um trabalho do Programa de Pós-Graduação do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia.  O foco desse trabalho é a compreensão dos métodos de arrecadação de recursos financeiros, e métodos de ação da Igreja Universal do Reino de Deus. Enquanto palavras chave, interessa para o  meu trabalho a compreensão do Pentecostalismo.  A Bibliografia dessa dissertação está composta por:
·      Livros:  81
·      Artigos: 32
·      Teses e Dissertações: 18.

3º) Tese: “Festa à brasileira – Significados do festejar, no país que “não é sério”  - disponível em: < www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde.../tesecapa1.pdf >
Essa tese de doutorado foi apresentada  no Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humana da Universidade de São Paulo.  Trata-se do trabalho da professora daqui do Departamento: prof. Rita de Cassia. Nesse extenso trabalho a professora analisa algumas festas realizadas no Brasil. Para o meu trabalho, vou focar na Festa de São João, observando como a professora relata os múltiplos sentidos da festa, como forma de organização popular, de expressão artística, modo de ação social, expressão de identidade, cultura e afirmação de valores.  A bibliografia da tese tem 24 páginas e está composta por:
  • Livros: 112
  • Artigos: 56
  • Teses e Dissertações: 110
  • Sites da Internet: 39

Na tese e no artigo encontrei em comum a referência do livro de Eric Honsbawm; Terence Ranger “A invenção das tradições.”  2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. Também em comum, o livro do Michel Maffesoli A sombra do Dionísio: contribuição a uma sociologia da orgia.” Rio de Janeiro: Graal, 1985. E ainda o livro de Nestor Garcia Canclini "Culturas híbridas - estratégicas para entrar e sair da modernidade." São Paulo: Eudsp. 1997

Na bibliografia da tese e na da dissertação havia em comum o livro “A Bíblia Sagrada de Jerusalém”. São Paulo, Paulinas, 1991.  Por ser uma dissertação bem específica, ela acabou destoando da pesquisa a cerca da temática "festa", porém acredito que esse trabalho tem uma abordagem que será muito útil para o meu trabalho.

Um comentário:

  1. Barbara achei sua pesquisa muito interessante, depois queria saber mais como e porque escolheu esse tema. :)

    ResponderExcluir