segunda-feira, 31 de agosto de 2015

três assuntos, três teses.



Estou presente na matéria de Metodologia e Pesquisa como aluna especial e meu projeto de pesquisa para o Doutorado de 2016, ainda toma forma.
Tenho ganas de escrever sobre figurino e cenografia, talvez na  minha experiência no Grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, onde sou responsável pela cenografia e figurinos e ao qual fazia parte também como brincante de 2005 a 2012.
Portanto tentei pesquisar três assuntos: figurino, cenografia e cultura, apelando ao termo usado na academia de “cultura popular”.
No jogo de palavras chaves usei: Cavalo – Marinho, indumentária, indumentária popular, figurino, figurino popular, veste, teatro de rua, teatro popular, brincante, festas tradicionais, cenografia, cenografia brasileira, cultura popular... E outras.
O número de dissertações sobre os assuntos queridos são superiores e o número de teses são incrivelmente baixo.
Enfim, escolhi três teses para o exercício, são muito distintas, entre elas e na minha busca de objetos, falta o ainda o “popular” nos figurinos e na cenografia. Teses analisadas:

OLIVEIRA, Érico José Souza de. A Roda do Mundo Gira: Um Olhar Etnológico Sobre a Brincadeira do Cavalo Marinho Estrela de Ouro (Condado - Pernambuco) - 2006.

02 Monografias;
07 Dissertações (02 Ciências Sociais, Escola de Comunicação e Artes e 04 das Artes Cênicas);
01 Tese (Da escola Graduada de Ciências e Artes de Nova Iorque);
93 Livros;
03 Artigos;
01 Palestra datilografada;
26 Periódicos.
A tese debruça no campo das ciências humanas, desde os cânones do folclore brasileiro à encaminhamentos metodológicos e performance. Mas principalmente, analisa a brincadeira e seus componentes estéticos, pincelando as vestes e descrevendo os espaços onde se formam as rodas de brincantes e público.
A descrição de cada personagem e de cada momento das Rodas de Cavalo Marinho é o que muitos leitores leigos e da área de dança e teatro procuram. Muito interessante.


SILVA, Amabilis de Jesus da. Figurino – penetrante: um estudo da desestabilização das hierarquias em cena – 2010.

Entre referência bibliográfica e bibliografia:
129 Livros;
04 Artigos;
 06 Artigos com referência de web sites;
01 Periódico.
Tese complexa e inovadora, abrange vocábulos contemporâneos, mas não deixa de citar referências históricas, sendo a bibliografia rica de informação para estudiosos de figurinos.
Vai além do figurino, expõe temas como figurinos próteses e a percepção de outras formas de relações dos elementos cênicos. No entanto desenrola incrível noção da matéria figurino como um incômodo para o corpo, e que além de cobri-lo, o penetra, perfura, marcheta ou o invade, é também um topos de criação, discutindo relação, híbrida, grotesca, que funde humano/inumano, arte/vida... Neste caso, não sinto maturidade acadêmica para tecer maior análise, mas de certo, leitura para qualquer artista pesquisador.
Vale ressaltar a riqueza bibliográfica do parco assunto figurino/veste/indumentária.

OLIVEIRA, Alexandre Suaréz de. As festas e os bastidores das intervenções ao ar livre – 2010.

01 Dissertação (em Arquitetura e Urbanismo)
02 Tese s (em Arquitetura e Urbanismo);
56 Livros;
01 Artigo;
10 web sites;
01 filme. 
Com análise técnica e muito focada aos grandes eventos em vazios urbanos, passa a ser de utilidade mercadológica. Apesar de apresentar boa introdução bibliográfica no assunto cenografia e de interessantes exemplos históricos de grandes eventos nas antiguidades clássicas e no período medieval, mostra o quanto falta do assunto cenografia se não for estudo de caso, como um espetáculo ou grupo ou artista.


As teses analisadas são bem distintas entre si, mas as duas primeiras tem Antonim Artaud e Bakhtin citados em referências e obras.
Sobre o cavalo marinho, possui exaustiva referências medievais na França, mas a literatura nacional é incrivelmente rica. 
Interessante é que Appia e Craig, figuras precursoras da cenografia moderna aparecem na Tese sobre figurinos.

3 comentários:

  1. Oi Maria! O seu tema me interessa muito. A estética brasileira na arte feita para a primeira infância é importantíssima para a construção e afirmação da identidade de nossas crianças. E como o figurino altera e/ou estrutura a interpretação dos performers é parte da minha experiência como atriz.

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    1. Oi Camila, "estamos aí", vamos trocar ideias no decorrer das aulas, será um prazer.
      Uma vez conversando com o diretor Zé Regino, que tem a peça para bebês a Panapana, ele me contou que foi cortando muita informação no decorrer da criação, ele ensaiou por várias vezes nas creches da Canarinho e ia tirando informação do figurino a cada apresentação. Achei muito curioso

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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