Realizei a minha pesquisa
bibliográfica com base em três dissertações. Procurei aproximar o máximo ao meu
objeto de estudo, o qual visa à pesquisa da voz – canções, no trabalho
artístico de Jerzy Grotowski, especificamente, A Arte como Veículo. Neste
sentido, tive dificuldade em encontrar trabalhos que dialogassem, especificamente,
com a última fase de trabalho do encenador, desta forma, em alguns momentos a
bibliografia é abordada em uma forma mais ampla, sua obra.
As dissertações escolhidas foram:
I - Verticalidade
e Awareness: qualidades de
consciência no trabalho do ator/performer. Dissertação de Janaina Carrer, na
área de Artes da Cena. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 2014.
Total
bibliográfico: 82
Livros:
55
Teses/Dissertações:
1
Artigos:
26
Endereços
Eletrônicos: Nenhum
Total
em Língua Estrangeira: 15
II - A organicidade da palavra no processo criativo do ator.
Dissertação de Silvana Baggio Ávila, na área de Artes Cênicas. Universidade
Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2010.
Total
bibliográfico: 77
Livros:
57
Teses/Dissertações:
10
Artigos:
8
Endereços
Eletrônicos: 2
Total
em Língua Estrangeira: 16
III - A voz integrada: uma análise das proposições de Grotowski, Barba e Staniewski
para o treinamento vocal e sua aplicação na preparação do ator.
Dissertação de Patrick George Warburton Campbell, na área de Artes Cênicas.
Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2005.
Total
bibliográfico: 71
Livros:
48
Teses/Dissertações:
1
Artigos:
7
Endereços
Eletrônicos: 15
Total
em Língua Estrangeira: 54
Na análise entre as três
dissertações, o total bibliográfico entre elas se aproxima bastante, em uma
variação de 82 – 71 referências. Já o equilíbrio entre livros, artigos,
dissertações e teses é bastante discrepante. A de número I possui uma grande
quantidade de artigos, entre dissertações e teses, apenas um exemplar é
apresentado e o restante é preenchido por livros. Já na de número II, os
artigos, teses e dissertações são melhores distribuídos. O restante também é
composto por livros com alguns endereços eletrônicos. E a de número III faz um
diálogo entre livros, com apenas 1 referência no campo de dissertações e teses,
alguns artigos, e um grande número de endereços eletrônicos. Percebe-se um
equilíbrio melhor com a bibliografia de número II, devido à harmonia entre a
quantidade de artigos, teses e dissertações. Nas outras duas, ambas possuem
extremos opostos com livros, artigos e endereços da internet.
A distribuição dos materiais em língua
portuguesa e estrangeira – inglês, espanhol, italiano e francês - aparece
melhor na bibliografia de número III. Mais da metade das referências são em
outra língua, com a prevalência do inglês. As demais bibliografias I e II
possuem um número muito próximo de referências estrangeiras, variando entre 15
– 16. É possível analisar também, que no ano de publicação da dissertação de
número III – 2005, muitos livros referente ao período artístico de Jerzy
Grotowski, ainda não possuíam uma tradução para o português, tais como: Trabalhar com Grotowski sobre as ações
físicas – Thomas Richards (aparece na dissertação III em inglês – 1995; na
de nº II em espanhol – 2005; e na de número I em português – 2012) e O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959
– 1969, curadoria de Ludwik Flaszen e Carla Pollastrelli (em português nas
referências I e II – 2007; e um capítulo do livro intitulado A Voz, é
apresentado em espanhol na dissertação de nº III – o autor não coloca o ano).
Alguns textos em comum são
revelados nas três bibliografias, como: Em
Busca de um Teatro Pobre, Jerzy Grotowski (nº I – 2011; nº II – 1976; nº
III – 1968, todos com tradução para o português), La Construcción del Personaje, Constantin Stanislávski (nº I – 2001
em português; nº II – 2005 em espanhol; nº III – 1998 em espanhol) e Revista Máscara (I e II – 1993 em
espanhol; III – 1991 em inglês). Aparece o livro The Grotowski Sourcebook, de Grotowski nas referências I e III; Entre
outros autores como Eugenio Barba, Mario Biagini e Richard Schechner.
Além do tema em questão, as
bibliografias compreendem livros como: A
Arte Secreta do Ator: Dicionário de Antropologia Teatral, Eugenio Barba (I,
II e III), O teatro e seu Duplo,
Antonin Artaud (I e II) e o autor Michel Focault (I e III).
As dissertações são compostas
também por outros autores, que entre as três se diferenciam, devido aos
caminhos das pesquisas e aos diálogos que são realizados. A nº I faz um diálogo com os autores Francisco Varela, Yasuo Yuasa, Philip B. Zarrilli, e amplia uma ideia do trabalho do ator sobre si mesmo, pelo prisma de uma consciência mais refinada. A dissertação de nº II se relaciona com Constantin Stanisláviski, Bachelard, Damásio e Sara Lopes, com objetivo de estudar a palavra no processo criativo do ator. E por fim, a de nº III propõe um diálogo com Eugenio Barba e Wlodzimierz Staniewski, que visa um treinamento vocal e uma asserção metodológica deste. Em todas, o objeto
analisado é desmembrado na prática, desta forma, a linguagem e metodologia, de
algumas, possuem um caráter de depoimento, com imagens poéticas dos autores.
Desta maneira, consigo fazer uma
grande ponte com a minha pesquisa, a partir de referências bibliográficas que
estão nas três dissertações. Principalmente com os textos que se repetem entre
elas. Especificamente com a pesquisa nº I, o meu objeto se aproxima mais, e é
possível buscar outas referências bibliográficas que foram publicadas a partir
de 2012, algumas delas incluem a pesquisadora Tatiana Motta Lima e o Dossiê
Grotowski, realizado pela Revista Estudos da Presença (2013).
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