sexta-feira, 28 de agosto de 2015

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

                
Realizei a minha pesquisa bibliográfica com base em três dissertações. Procurei aproximar o máximo ao meu objeto de estudo, o qual visa à pesquisa da voz – canções, no trabalho artístico de Jerzy Grotowski, especificamente, A Arte como Veículo. Neste sentido, tive dificuldade em encontrar trabalhos que dialogassem, especificamente, com a última fase de trabalho do encenador, desta forma, em alguns momentos a bibliografia é abordada em uma forma mais ampla, sua obra.
As dissertações escolhidas foram:

I - Verticalidade e Awareness: qualidades de consciência no trabalho do ator/performer. Dissertação de Janaina Carrer, na área de Artes da Cena. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 2014.

Total bibliográfico: 82
Livros: 55
Teses/Dissertações: 1
Artigos: 26
Endereços Eletrônicos: Nenhum
Total em Língua Estrangeira: 15

II - A organicidade da palavra no processo criativo do ator. Dissertação de Silvana Baggio Ávila, na área de Artes Cênicas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2010.

Total bibliográfico: 77
Livros: 57
Teses/Dissertações: 10
Artigos: 8
Endereços Eletrônicos: 2
Total em Língua Estrangeira: 16


III - A voz integrada: uma análise das proposições de Grotowski, Barba e Staniewski para o treinamento vocal e sua aplicação na preparação do ator. Dissertação de Patrick George Warburton Campbell, na área de Artes Cênicas. Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2005.

Total bibliográfico: 71
Livros: 48
Teses/Dissertações: 1
Artigos: 7
Endereços Eletrônicos: 15
Total em Língua Estrangeira: 54

Na análise entre as três dissertações, o total bibliográfico entre elas se aproxima bastante, em uma variação de 82 – 71 referências. Já o equilíbrio entre livros, artigos, dissertações e teses é bastante discrepante. A de número I possui uma grande quantidade de artigos, entre dissertações e teses, apenas um exemplar é apresentado e o restante é preenchido por livros. Já na de número II, os artigos, teses e dissertações são melhores distribuídos. O restante também é composto por livros com alguns endereços eletrônicos. E a de número III faz um diálogo entre livros, com apenas 1 referência no campo de dissertações e teses, alguns artigos, e um grande número de endereços eletrônicos. Percebe-se um equilíbrio melhor com a bibliografia de número II, devido à harmonia entre a quantidade de artigos, teses e dissertações. Nas outras duas, ambas possuem extremos opostos com livros, artigos e endereços da internet.

A distribuição dos materiais em língua portuguesa e estrangeira – inglês, espanhol, italiano e francês - aparece melhor na bibliografia de número III. Mais da metade das referências são em outra língua, com a prevalência do inglês. As demais bibliografias I e II possuem um número muito próximo de referências estrangeiras, variando entre 15 – 16. É possível analisar também, que no ano de publicação da dissertação de número III – 2005, muitos livros referente ao período artístico de Jerzy Grotowski, ainda não possuíam uma tradução para o português, tais como: Trabalhar com Grotowski sobre as ações físicas – Thomas Richards (aparece na dissertação III em inglês – 1995; na de nº II em espanhol – 2005; e na de número I em português – 2012) e O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959 – 1969, curadoria de Ludwik Flaszen e Carla Pollastrelli (em português nas referências I e II – 2007; e um capítulo do livro intitulado A Voz, é apresentado em espanhol na dissertação de nº III – o autor não coloca o ano).

Alguns textos em comum são revelados nas três bibliografias, como: Em Busca de um Teatro Pobre, Jerzy Grotowski (nº I – 2011; nº II – 1976; nº III – 1968, todos com tradução para o português), La Construcción del Personaje, Constantin Stanislávski (nº I – 2001 em português; nº II – 2005 em espanhol; nº III – 1998 em espanhol) e Revista Máscara (I e II – 1993 em espanhol; III – 1991 em inglês). Aparece o livro The Grotowski Sourcebook, de Grotowski nas referências I e III; Entre outros autores como Eugenio Barba, Mario Biagini e Richard Schechner.

Além do tema em questão, as bibliografias compreendem livros como: A Arte Secreta do Ator: Dicionário de Antropologia Teatral, Eugenio Barba (I, II e III), O teatro e seu Duplo, Antonin Artaud (I e II) e o autor Michel Focault (I e III).

As dissertações são compostas também por outros autores, que entre as três se diferenciam, devido aos caminhos das pesquisas e aos diálogos que são realizados. A nº I faz um diálogo com os autores Francisco Varela, Yasuo Yuasa, Philip B. Zarrilli, e amplia uma ideia do trabalho do ator sobre si mesmo, pelo prisma de uma consciência mais refinada. A dissertação de nº II se relaciona com Constantin Stanisláviski, Bachelard, Damásio e Sara Lopes, com objetivo de estudar a palavra no processo criativo do ator. E por fim, a de nº III propõe um diálogo com Eugenio Barba e Wlodzimierz Staniewski, que visa um treinamento vocal e uma asserção metodológica deste. Em todas, o objeto analisado é desmembrado na prática, desta forma, a linguagem e metodologia, de algumas, possuem um caráter de depoimento, com imagens poéticas dos autores.


Desta maneira, consigo fazer uma grande ponte com a minha pesquisa, a partir de referências bibliográficas que estão nas três dissertações. Principalmente com os textos que se repetem entre elas. Especificamente com a pesquisa nº I, o meu objeto se aproxima mais, e é possível buscar outas referências bibliográficas que foram publicadas a partir de 2012, algumas delas incluem a pesquisadora Tatiana Motta Lima e o Dossiê Grotowski, realizado pela Revista Estudos da Presença (2013).

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