sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Análise comparativa de três dissertações.

Como resultado do exercício proposto na disciplina de Metodologia, escolhi três dissertações que continham como palavra-chave/ objeto e/ ou metodologia, conteúdos envolvidos com minha pesquisa de mestrado. Desta forma, as palavras norteadoras foram: mímesis corpórea, educação somática e dramaturgia corporal.

Analise individual das obras:

O Corpo Conectado: a poética do in(di)visível na construção
da dramaturgia corporal

Mestrado em Artes/ Artes Cênicas

Autora: Vivian Alexandra Nuñez Medina - Instituto de Artes/ UNICAMP 2011

Orientadora: Verônica Fabrini Machado de Almeida

Palavras Chave: Dança – Teatro – Corpo- Dramaturgia do corpo – Processo de criação- Interdisciplinaridade- Anatomia sutil e energética – Treinamento – ator bailarino.

O trabalho investiga a construção de uma dramaturgia corporal a
partir do trabalho prático de pneuma, qi e prama, realizando também uma relação com outros artista das artes visuais, dança e etc. No total de 76 referências: 11 em inglês e 24 em espanhol, 37 livros, 1 artigo em inglês, 1 revista, 1 dicionário de filosofia em espanhol, 1 vídeo. As obras escolhidas se baseiam muito no trabalho prático do ator, do bailarino, no processo de criação e treinamento nos métodos energéticos.

Cravo do Canavial: “entre” o maracatu rural e a mímesis corpórea: a construção de uma dramaturgia cênica.

Mestrado em Artes Cênicas

Autora: Carla Pires Martins – PPGARC/UFRN – 2013.

Orientador: Prof Dr Robson Carlos Haderchpek

Palavras-Chave: Teatro, Mímesis corpórea, maracatu rural, ator, composição.

O trabalho investiga o uso da Mímesis Corpórea, uma técnica de pesquisa e trabalho do ator proposta pelo LUME, junto com a pesquisa dos corpos/ brincantes do Maracatu Rural situado na Zona da Mata de Pernambuco. A autora consegue contemplar tanto referências sobre a Mímesis Corpórea, do Maracatu e sobre o trabalho de corpo do Ator; através de pesquisa bibliográfica e entrevistas com o Renato Ferracini e o Zé do Carlos administrador do Maracatu Cambinda Brasileira. Sua dissertação compõe 62 referências, sendo: 8 artigos, 4 dissertações, 5 Teses, 35 livros, 2 textos extraídos de coleções, 5 arquivos de internet, 2 entrevista. O trabalho não apresenta nenhuma referência em língua estrangeira, assim como áudios, vídeos e/ ou audiovisual.

O saber que tem força das fontes

Mestrado em Artes/ Artes Cênicas

Autora: Brisa de Oliveira Vieira – Instituto de Artes/ UNICAMP

Orientador: Renato Ferracini

Palavras-Chave: (não existe no trabalho)

O trabalho consiste na investigação prática da criação de matrizes corporais e vocais a partir da utilização do método da Mímesis Corpórea criada pelo LUME. A dissertação está dividida em REFERÊNCIAS e BIBLIOGRÁFIA. Na Referência são: 15 livros, 1 dicionário de língua Portuguesa, 1 dicionário de teatro, 1 livro de arquivo de internet e 1 vídeo. Na Bibliográfica são: 2 dissertações, 1 Tese, 15 livros, 2 arquivos de internet, 1 gravação em DVD e 1 gravação em VHS. O trabalho apresenta alguns erros na citação dos autores (nome do autor não corresponde ao nome da obra), ainda, poucas referências e vivência 

Contudo, ainda foi verificado referências que se repetiam entre as três dissertações selecionadas. Para melhor visualização elaborei a seguinte tabela que traz marcado com um X as referências recorrentes contidas  nos trabalhos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário