Como resultado do
exercício proposto na disciplina de Metodologia, escolhi três dissertações que
continham como palavra-chave/ objeto e/ ou metodologia, conteúdos envolvidos
com minha pesquisa de mestrado. Desta forma, as palavras norteadoras foram:
mímesis corpórea, educação somática e dramaturgia corporal.
Analise individual das
obras:
O
Corpo Conectado: a poética do in(di)visível na construção
da dramaturgia
corporal
Mestrado em Artes/
Artes Cênicas
Autora:
Vivian Alexandra Nuñez Medina - Instituto de Artes/ UNICAMP 2011
Orientadora:
Verônica Fabrini Machado de Almeida
Palavras Chave: Dança – Teatro – Corpo- Dramaturgia
do corpo – Processo de criação- Interdisciplinaridade- Anatomia sutil e
energética – Treinamento – ator bailarino.
O trabalho investiga a
construção de uma dramaturgia corporal a
partir do trabalho prático de pneuma,
qi e prama, realizando também uma relação com outros artista das artes visuais,
dança e etc. No total de 76 referências: 11 em inglês e 24 em espanhol, 37
livros, 1 artigo em inglês, 1 revista, 1 dicionário de filosofia em espanhol, 1
vídeo. As obras escolhidas se baseiam muito no trabalho prático do ator, do bailarino,
no processo de criação e treinamento nos métodos energéticos.
Cravo do Canavial: “entre” o maracatu rural e a
mímesis corpórea: a construção de uma dramaturgia cênica.
Mestrado em
Artes Cênicas
Autora: Carla Pires Martins – PPGARC/UFRN –
2013.
Orientador: Prof Dr Robson Carlos Haderchpek
Palavras-Chave: Teatro, Mímesis corpórea,
maracatu rural, ator, composição.
O trabalho
investiga o uso da Mímesis Corpórea, uma técnica de pesquisa e trabalho do ator
proposta pelo LUME, junto com a pesquisa dos corpos/ brincantes do Maracatu
Rural situado na Zona da Mata de Pernambuco. A autora consegue contemplar tanto
referências sobre a Mímesis Corpórea, do Maracatu e sobre o trabalho de corpo
do Ator; através de pesquisa bibliográfica e entrevistas com o Renato Ferracini
e o Zé do Carlos administrador do Maracatu Cambinda Brasileira. Sua dissertação
compõe 62 referências, sendo: 8 artigos, 4 dissertações, 5 Teses, 35 livros, 2
textos extraídos de coleções, 5 arquivos de internet, 2 entrevista. O trabalho
não apresenta nenhuma referência em língua estrangeira, assim como áudios,
vídeos e/ ou audiovisual.
O saber que tem
força das fontes
Mestrado em
Artes/ Artes Cênicas
Autora: Brisa de Oliveira Vieira – Instituto de
Artes/ UNICAMP
Orientador: Renato Ferracini
Palavras-Chave: (não existe no trabalho)
O trabalho consiste
na investigação prática da criação de matrizes corporais e vocais a partir da
utilização do método da Mímesis Corpórea criada pelo LUME. A dissertação está dividida em REFERÊNCIAS e BIBLIOGRÁFIA. Na Referência são: 15 livros, 1
dicionário de língua Portuguesa, 1 dicionário de teatro, 1 livro de arquivo de
internet e 1 vídeo. Na Bibliográfica são: 2 dissertações, 1 Tese, 15 livros, 2
arquivos de internet, 1 gravação em DVD e 1 gravação em VHS. O trabalho
apresenta alguns erros na citação dos autores (nome do autor não corresponde ao
nome da obra), ainda, poucas referências e vivência
Contudo, ainda foi verificado referências que se repetiam entre as três dissertações selecionadas. Para melhor visualização elaborei a seguinte tabela que traz marcado com um X as referências recorrentes contidas nos trabalhos:
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