domingo, 16 de agosto de 2015

Apresentação - Barbara


Meu nome é Barbara, minha formação em nível superior teve início em 2001, quando iniciei o curso de Administração em Hotelaria no IESB. Na época meus pais eram donos de uma padaria no Guará II e minha expectativa com relação ao curso era a possibilidade de administrá-la. Gostava da Área de Alimentos e Bebidas, mas no decorrer do curso, passei a me identificar com a área de Eventos, foi quando decidi cursar Artes na Universidade de Brasília - Unb.
Cursei Artes Cênicas em 2003, concomitante com o curso de Adm. em Hotelaria. Tinha uma idéia equivocada de que os dois cursos seriam cruciais na minha formação enquanto organizadora de eventos hoteleiros, porém o que aconteceu foi que o curso de Artes Cênicas, me aproximou do universo educacional e conseqüentemente da sala de aula. Em 2006 cursei a disciplina de Estágio Supervisionado em Artes Cênicas II, quando iniciei meu processo de prática enquanto arte-educadora. Em 2007 realizei atividade de monitoria com a professora Dra. Izabela Brochado, e nesse mesmo ano iniciei minha participação do Laboratório de Teatro de Formas Animadas - LATA, onde fiquei até o término da minha graduação (2008). Como bolsista do projeto, participei como atriz-manipuladora na ópera "Caliban, o encontro dos mundos". Uma adaptação de "A tempestade" de Shakespeare e foi composta pelo prof. Marcus Mota e Ricardo Nakamura. Também participei com o LATA de uma adaptação do texto do espanhol Javier Villafante: "Pode ser ou dá na Mesma" experimentações com teatro de sombras e apresentamos no Cometas Cenas. Com bonecos de luva, apresentamos "Mateus e Mateusa" no Cometas Cenas e na Semana de Extensão. Foi uma época bem produtiva do LATA, se não me engano em 2008 montamos o "Vira-Lata 48", uma intervenção (invasão de bonecos) durante 48 horas no Dept. de Artes Cênicas.
Meu projeto individual do LATA era uma Oficina de Teatro de Formas Animadas voltada para pacientes em tratamento usuários de álcool e outras drogas. A Oficina teve duração de 1 ano (2007/2008) e foi realizada no Centro de Saúde nº 2 do Guará II no CAPS ad – Centro de Atenção Psicossocial para álcool e outras drogas. Essa aproximação com o universo da saúde pública despertou em mim o interesse pela humanização hospitalar e a inserção da arte nesse contexto. Em 2008 elaborei meu Projeto de Diplomação em Artes Cênica baseando-me nas experiências obtidas no CAPS ad.

 Em 2009 ainda motivada pelo universo da saúde e humanização, ingressei no curso de Especialização em Hotelaria Hospitalar no Centro de Excelência em Turismo da UnB - CET/Unb e acreditava que finalmente poderia aliar as áreas de conhecimento da administração em hotelaria e a das artes.
Foi o que realmente aconteceu. Realizei pesquisas, acompanhei algumas atividades lúdicas em diferentes hospitais, e elaborei minha monografia focando na inserção da arte e entretenimento dentro do contexto hospitalar. Com o resultado da minha monografia, publiquei um artigo na Revista especializada em Turismo Revista Rosa dos Ventos.

Em agosto de 2009 com o término da pós-graduação fiz uma entrevista na FaculdadeCambury (Unidade de Formosa-GO), empresa onde trabalho atualmente. Na Faculdade Cambury atuo nos cursos de Marketing, Tecnologia dos Processos Gerenciais e no curso de Administração. Em 2010, me aproximei do universo da Educação a Distância, tendo trabalhado como conteúdista no programa “Bem Receber” do Ministério do Turismo, elaborando materiais didáticos para os profissionais da linha de frente da hotelaria. Em 2012 iniciei o trabalho como tutora de Teatro na Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB) e também na própria Faculdade Cambury, atuando como professora de disciplinas em Ambiente Virtual.

As experiências que tive durante minha graduação e pós-graduação foram impactantes para minha atuação profissional e fizeram com que eu me apaixonasse pela educação e pela sala de aula. Sentindo necessidade de um maior aporte teórico e uma nova qualificação para a condução do meu trabalho como educadora, escolhi o PPG-CEN. Escolhi um curso de mestrado que me leve a sistematizar minha formação multidisciplinar e que direcione meus objetivos de estudo. Estou na linha de pesquisa Cultura e Saberes em Artes Cênicas e tenho como orientadora a prof. Dra. Izabela Brochado.

Um comentário:

  1. Ótimo, Barbara! É bom que você já está no mercado e em busca de uma capacitação profissional. Você já tem um objeto de pesquisa definido, relacionado com experiência prévia. Bom curso !

    ResponderExcluir