quinta-feira, 27 de agosto de 2015

ANALISE COMPARATIVA DAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DE TRÊS DISSERTAÇÕES DE MESTRADO SOBRE: ...CORPO E IDENTIDADE...

POR ROBERTO FREITAS


Ao iniciar uma pesquisa nos bancos públicos de dados disponíveis digitalmente, em busca de dissertações relacionadas ao provável objeto de estudo do autor deste, proposto no mestrado em Artes Cênicas - UNB, objeto aquele que se comunica com os termos: corpo e identidade, identidade corporal e cartografias do corpo, em um primeiro momento, não se imaginava a pluralidade de trabalhos existentes, relacionados direta ou indiretamente com o tema em questão. Pluralidade em vários sentidos, tais como: quantitativo, temático, correlatos metodologicamente, dentre outros. Tal procedimento, a pesquisa bibliográfica e análise inicial desta, trouxe surpresas positivas as quais agiram de forma incentivadora para a produção deste texto.
Para o início da pesquisa delimitou-se 11 sítios, os quais dão acesso aos bancos de dados digitais das seguintes instituições: CAPES, USP, UNICAMP, UNB, UFRJ, UFBA, UFU, URGS, UDESC, UFPB e UFG. Destas somente em uma não se conseguiu acesso, das quatro tentativas de pesquisar o acervo da UFBA, em todas foi obtida a mesma resposta: "site em manutenção". Nas outras, não só foi encontrado um resultado, como em algumas delas o mesmo foi significativo.
Analisando as dissertações encontradas, por meio de seus títulos/temas, selecionou-se 25 que, acredita-se, estão diretamente relacionadas com projeto proposto pelo autor deste. Daquelas 25, após uma segunda e mais criteriosa observação, escolheu-se 03 (link disponível ao final do texto) para realizar uma análise comparativa entre as bibliografias utilizadas por suas autoras: Eline GONZAGA, Nathália RAGGI e Natália TAKAKI. 
Dentre as referências utilizadas pelas autoras estão as seguintes categorias: livros, artigos, dissertações, teses, sítios, documentários e discografias. Inicialmente um dado chamou a atenção: o número de referências utilizadas por RAGGI é, acima de 100%, superior à quantidade utilizada por cada uma das outras duas autoras, enquanto GONZAGA utilizou 65 referências e TAKAKI 50, RAGGI utilizou 143 referências ao todo. Curioso é que, ao se analisar a quantidade de referências que são, aparentemente, específicas do tema proposto por cada uma delas, observou-se que TAKAKI foi a que atingiu um número mais elevado, chegando a 88% do total de suas referências, enquanto RAGGI obteve 76,22% e GONZAGA apenas 26,15%.
Observou-se também que a utilização de livros é expressivamente superior à quantidade de outros tipos de referência, e que, talvez, esteja sendo dada pouca importância a própria utilização de dissertações de mestrado. Dentre as três autoras TAKAKI foi a única que não utilizou nenhuma dissertação em suas referências, enquanto que RAGGI utilizou 02, e GONZAGA 03. RAGGI foi a única autora que utilizou: sites, documentários e discografia, como referências de estudo para sua pesquisa. 
Relativo a utilização de bibliografias em língua estrangeira, RAGGI foi a autora que mais utilizou, ao todo ela se valeu de 08 referências em língua espanhola e 03 em língua inglesa, enquanto que TAKAKI utilizou 02 em língua inglesa, e GONZAGA nenhuma.
Quanto a coincidência na utilização de uma mesma bibliografia observou-se que somente 03 autores, e 03 obras, repetiram-se nas referências das 03 dissertações. Tais autores, juntaram-se a mais quatro, em outras 07 obras, quando levou-se em consideração o aparecimento daquelas em apenas duas, dentre as três dissertações em questão. Não houve outro tipo de referência em comum nas três dissertações analisadas.
Ao final da presente pesquisa concluiu-se que esta atividade constitui-se em importante meio dentro do processo de construção de uma dissertação, a ser repetidamente utilizada tantas vezes forem necessárias para se encontrar obras/autores que venham a colaborar com a elucidação de questões advindas de uma pesquisa, seja ela de mestrado ou outro nível de conhecimento.


REFERÊNCIAS

GONZAGA, Elaine Silva Ferreira. As práticas de modificações corporais e a formação de identidades somáticas. Dissertação de mestrado depositada na Biblioteca Central da UFG, 2011. Disponível em  https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tde/1407/1/Praticas%20de%20modificacoes%20corporais.pdf

RAGGI, Nathália. Identidades nômades: as "tribos urbanas" e o contexto escolar. Dissertação de mestrado depositada na Biblioteca digital da UNICAMP, 2010. Disponível em  http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000778717


TAKAKI, Natalia. Corpo, cultura e juventude nikkei: processos de construção identitária. Dissertação de mestrado depositada na Biblioteca do setor de ciências humanas, letras e artes da UFPR. Disponível em  http://www.ppge.ufpr.br/teses/M12_Natalia%20Takaki.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário