Nos três trabalhos
que analisei, há uma clara predominância de livros e artigos acadêmicos em
relação às teses, dissertações e artigos online – um padrão que se aplica a todos os casos,
mesmo com a diferença de quase dez anos entre as publicações. Pude contabilizar em cada uma das
bibliografias que o número de livros está na casa das dezenas, enquanto os
artigos, trabalhos acadêmicos e publicações especializadas não chegam a dez,
por categoria analisada.
Nos dois trabalhos
que têm como objeto as danças orientais [1] e [2] (termo utilizado
tradicionalmente por estudiosos e praticantes, sendo no Brasil mais conhecido
como dança do ventre e suas derivações contemporâneas chamadas de Tribal), há uma predominância de referências
bibliográficas de obras estrangeiras, sendo elas nos originais em inglês,
francês e espanhol ou em traduções para o português. Essa predominância pode ser
explicada pelo fato do tema ter sido mais explorado internacionalmente do que
no Brasil, até por uma questão histórica: as danças orientais chegaram à Europa
e aos Estados Unidos ainda no século XIX, enquanto que o Brasil só as conheceu
no século XX.
Já na tese [3] que
têm como corpus as estátuas de Aleijadinho,
há mais obras em português ou traduzidas para o português, incluindo versões do
mesmo livro em inglês e português, como foi o caso do livro Domínio do Movimento (LABAN, 1997)
conhecido pela versão precária em português, que chega a dificultar a
compreensão do conteúdo e por isso
alguns estudiosos recomendam a leitura em inglês. Nesse ponto, veio-me
a questão sobre a importância de se consultar textos na língua original.
Escolhi duas
dissertações e uma tese exatamente para ter uma dimensão das diferenças
bibliográficas entre uma e outra. Foi interessante notar que uma das
dissertações tinha mais livros – 60 – do que a tese – 41 –, o que me fez refletir sobre a idéia de se qualificar um trabalho acadêmico
pelo número de livros em sua bibliografia.
Por tratarem de um
tema muito próximo, cujo objeto pode ser considerado o mesmo, a dissertação de
XAVIER [2] e a tese de SALGUEIRO [3] dialogam entre si em termos de
bibliografia, compartilhando livros em comum. SALGUEIRO [3] inclusive cita
XAVIER [2] como fonte. Mas também há diferenças claras em seus referenciais
teóricos, em grande parte porque XAVIER [2] construiu seu trabalho dentro do
campo das artes cênicas enquanto SALGUEIRO [3] analisa a dança sob a ótica da
antropologia, lançando mão de conceitos como transnacionalização.
A dissertação de
SILVA [1], embora também discorra sobre a dança percorre outros caminhos para
abordar o assunto. Aqui o enfoque é a dinâmica do movimento, o que levou o
trabalho para uma pesquisa mais “instrumental”, e trouxe uma bibliografia
diferenciada em relação às outras duas.
Neste exercício,
onde fiz um levantamento inicial de mais de 30 trabalhos acadêmicos, pude observar que embora as obras disponíveis
sobre o tema “danças orientais” ainda tenha um número reduzido, quando expando
o escopo de pesquisa para “estudos do movimento” e questões relacionadas ao
Orientalismo e hibridismo, a bibliografia é extensa. Acredito que um dos
desafios será o de fazer um recorte adequado e escolher com quais temáticas
devo dialogar para uma boa construção de meu objeto e dissertação.
Trabalhos analisados:
Dissertações
[1]SILVA, Soraia
Maria. Profetas em Movimento: um processo de criação em dança a partir das
releituras das dinâmicas do movimento que se desprendem dos gestos e posturas
do estatuário dos Profetas de Congonhas do Campo. Campinas, 1994. 274p.
Dissertação de Mestrado em Artes – Universidade Estadual de Campinas, Campinas,
1994.
60 livros, 1
dissertação, 1 artigo de revista, 1 artigo em conclusão, 2 revistas, 1
conferência, 2 teses
[2]XAVIER,
Cínthia Nepomuceno. …5,6,7,8 Do oito ao infinito: por uma dança sem ventre,
hídrida, impertinente. Brasília, 2006.
120 p. Dissertação Mestrado em Artes – Universidade de Brasília,
Brasília, 2006.
46 livros, 3 dissertações, 7 artigos de revista e 4
artigos de internet
Teses
[3]SALGUEIRO, Roberta da Rocha. UM LONGO
ARABESCO: CORPO, SUBJETIVIDADE E TRANSNACIONALISMO A PARTIR
DA DANÇA DO VENTRE '. Brasília, 2012. 191
p. Tese emm ANTROPOLOGIA. Universidade de Brasília.
41 livros, 3 dissertações, 14 artigos de revistas,
8 artigos de internet, 5 artigos em Periódicos, 1 tese, 1 manuscrito + lista de
filmografia e videografia
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