sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Análise comparativa da bibliografia em dissertações e teses sobre ESTUDO DO MOVIMENTO e DANÇAS ORIENTAIS

( Jamila Gontijo Piffer)




Nos três trabalhos que analisei, há uma clara predominância de livros e artigos acadêmicos em relação às teses, dissertações e artigos online – um padrão que se aplica a todos os casos, mesmo com a diferença de quase dez anos entre as publicações.  Pude contabilizar em cada uma das bibliografias que o número de livros está na casa das dezenas, enquanto os artigos, trabalhos acadêmicos e publicações especializadas não chegam a dez, por categoria analisada.

Nos dois trabalhos que têm como objeto as danças orientais [1] e [2] (termo utilizado tradicionalmente por estudiosos e praticantes, sendo no Brasil mais conhecido como dança do ventre e suas derivações contemporâneas chamadas de Tribal), há  uma predominância de referências bibliográficas de obras estrangeiras, sendo elas nos originais em inglês, francês e espanhol ou em traduções para o português. Essa predominância pode ser explicada pelo fato do tema ter sido mais explorado internacionalmente do que no Brasil, até por uma questão histórica: as danças orientais chegaram à Europa e aos Estados Unidos ainda no século XIX, enquanto que o Brasil só as conheceu no século XX.  

Já na tese [3] que têm como corpus as estátuas de Aleijadinho, há mais obras em português ou traduzidas para o português, incluindo versões do mesmo livro em inglês e português, como foi o caso do livro Domínio do Movimento (LABAN, 1997) conhecido pela versão precária em português, que chega a dificultar a compreensão do conteúdo  e por isso alguns estudiosos recomendam a leitura em inglês. Nesse ponto, veio-me a questão sobre a importância de se consultar textos na língua original.

Escolhi duas dissertações e uma tese exatamente para ter uma dimensão das diferenças bibliográficas entre uma e outra. Foi interessante notar que uma das dissertações tinha mais livros – 60 – do que a tese – 41 –, o  que me fez refletir sobre  a idéia de se qualificar um trabalho acadêmico pelo número de livros em sua bibliografia.

Por tratarem de um tema muito próximo, cujo objeto pode ser considerado o mesmo, a dissertação de XAVIER [2] e a tese de SALGUEIRO [3] dialogam entre si em termos de bibliografia, compartilhando livros em comum. SALGUEIRO [3] inclusive cita XAVIER [2] como fonte. Mas também há diferenças claras em seus referenciais teóricos, em grande parte porque XAVIER [2] construiu seu trabalho dentro do campo das artes cênicas enquanto SALGUEIRO [3] analisa a dança sob a ótica da antropologia, lançando mão de conceitos como transnacionalização.

A dissertação de SILVA [1], embora também discorra sobre a dança percorre outros caminhos para abordar o assunto. Aqui o enfoque é a dinâmica do movimento, o que levou o trabalho para uma pesquisa mais “instrumental”, e trouxe uma bibliografia diferenciada em relação às outras duas.

Neste exercício, onde fiz um levantamento inicial de mais de 30 trabalhos acadêmicos,  pude observar que embora as obras disponíveis sobre o tema “danças orientais” ainda tenha um número reduzido, quando expando o escopo de pesquisa para “estudos do movimento” e questões relacionadas ao Orientalismo e hibridismo, a bibliografia é extensa. Acredito que um dos desafios será o de fazer um recorte adequado e escolher com quais temáticas devo dialogar para uma boa construção de meu objeto e dissertação.


Trabalhos analisados:

Dissertações

[1]SILVA, Soraia Maria. Profetas em Movimento: um processo de criação em dança a partir das releituras das dinâmicas do movimento que se desprendem dos gestos e posturas do estatuário dos Profetas de Congonhas do Campo. Campinas, 1994. 274p. Dissertação de Mestrado em Artes – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994.

60 livros, 1 dissertação, 1 artigo de revista, 1 artigo em conclusão, 2 revistas, 1 conferência, 2 teses

[2]XAVIER, Cínthia Nepomuceno. …5,6,7,8 Do oito ao infinito: por uma dança sem ventre, hídrida, impertinente. Brasília, 2006.  120 p. Dissertação Mestrado em Artes – Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

46 livros, 3 dissertações, 7 artigos de revista e 4 artigos de internet

Teses
[3]SALGUEIRO, Roberta da Rocha. UM LONGO ARABESCO: CORPO, SUBJETIVIDADE E TRANSNACIONALISMO A PARTIR DA DANÇA DO VENTRE '. Brasília, 2012. 191 p. Tese emm ANTROPOLOGIA. Universidade de Brasília.

41 livros, 3 dissertações, 14 artigos de revistas, 8 artigos de internet, 5 artigos em Periódicos, 1 tese, 1 manuscrito + lista de filmografia e videografia






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