terça-feira, 18 de agosto de 2015


    Olá, meu nome é Maria Lúcia mas, podem me chamar de Malu. Sou pianista e professora de música/piano. Iniciei meus estudos de piano aos 10 anos e ingressei no Conservatório de Música de Brasília em Taguatinga. Em 1990 já tendo iniciado o curso de Comunicação no CEUB e cursando Ciências Sociais na UnB concluo o Curso Técnico de Piano pela Academia Lorenzo Fernândez do Rio de Janeiro. A partir dessa formatura deixo-me fisgar definitivamente pela música. Abandono a ideia, até então atraente, de ser uma jornalista/socióloga e ingresso no Departamento de Música da UnB. Estudei com os pianistas Joel Bello Soares e Elza Gushikem. Graduei - me  em Licenciatura em Música (1995) e posteriormente continuei meus estudos pianísticos e humanísticos com a professora Alda de Mattos que se tornou uma grande referência musical e  profissional para mim. Era minha Mestra e amiga de trabalho no Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília onde ingressei em 1997 como Cantora do Madrigal de Brasília e Pianista –Correpetidora. Como pianista acompanho principalmente os alunos das classes de canto erudito além de tocar em conjunto com diversos instrumentos. Dentro  do ambiente escolar tive contato com alunos oriundos de outras práticas artísticas como teatro e dança, alguns já profissionalizados. A partir dos projetos artísticos,realizados pelos professores, com o intuito de estimular os alunos a cantar, tocar mais e valorizar os seus saberes e práticas artísticas, comecei a criar "Recitais Cênicos" e convidar esses alunos, outros atores e bailarinos que fui conhecendo para trabalharem comigo . Essa vontade de contar estórias, criar ambientes reais ou fantásticos junto com a música e outras artes teve como inspiração principalmente minhas aulas particulares com crianças. Logo descobri que se inserisse ou criasse junto com elas uma estória a partir do repertório de piano, facilmente elas tocavam muito mais músicas além do  programa estipulado e com maior prazer. As duas performances unidas (cênica e musical) também agradavam e conquistavam o público. Já se passaram alguns anos dessa minha prática como pianista, professora, criadora, diretora e produtora e foi a partir dela que eu decidi fazer um mestrado que contemplasse um diálogo da música com as artes cênicas. Pretendo sistematizar a produção desses projetos que se utilizam de várias linguagens (musical, corporal, cênica, literária e outras) e que têm finalidades: educacional, experiência estética, formação de plateia para espetáculos e entretenimento.


Soirée de Madame Claudine     Au Jardin de M. Pauline                                No mar com Neruda



    A minha Linha de Pesquisa : Cultura e Saberes em Artes Cênicas e meu orientador: Professor Marcus Mota. O nome do meu projeto é Recitais Cênicos no CEP-EMB: Integração das Artes Cênicas na Performance Musical. Um dos questionamentos que faço na minha prática pedagógica/artística é : Todos os atores e bailarinos que conheci querem fazer música, aprender a cantar ou tocar um instrumento. Os músicos, principalmente os cantores, também não deveriam querer ser atores/performers a fim de aprofundarem a expressão corporal além da que já é dominada na execução do seu instrumento? O palco exige do músico muito mais do que saber tocar ou cantar. Quero aprender muito com vocês meus colegas artistas e também, quem sabe, criarmos juntos algum espetáculo. Sou uma iniciante em tecnologias mas tenho muitas idéias e  gosto de trabalhar.


                                                         Uma Noite Romântica no Século XIX 
                                                                    
Segue abaixo meu currículo:


   Fiz aperfeiçoamento em cursos de Educação Musical, Pedagogia do Piano e Piano/Correpetição. Participei como cantora e correpetidora de corais, entre eles : Madrigal UnB , Madrigal de Brasília , Coral Cantus Firmus  em festivais nacionais e internacionais. No CEP-EMB como pianista no Festival Bach 250 anos (2000), Semana Chopin, Cursos Internacionais de Verão, Beethoven-Sonatas para Piano (2003 e 2004) e Villa das Crianças (2007). Idealizei e produzi” Concerto do Pequeno Príncipe”(2003) no CEP-EMB, “Sarau dos Namorados “(2004) em parceria com o CPA- EMB na Sala Martins Penna do Teatro Nacional Cláudio Santoro e “Uma Noite Romântica no Século XIX”(2004) no CEP-EMB  . Idealizei e apresentei em parceria a Série Concerto para Crianças  realizando o primeiro concerto: “Beethoven para Crianças “(2005/2006) na Sala Martins Penna. Idealizei e  apresentei Recital Performático “ In Memorian"(2006); “Villa Lobos Apaixonado”(2009); Recital Cênico"Nesse Bach..."(2010); Recital Cênico "Soirée de Madame Claudine"(2011); Recital Cênico"Au jardin de Madame Pauline"(2012) ; Projeto "Piano com Elenice" (2013)  CEP-EMB; Recital Cênico" No mar com Neruda"(2014). Em breve apresentarei em parceria o Recital Cênico " Nas Tonalidades do Amor"(2015) no CEP- EMB.


                                                      Concerto do Pequeno Príncipe

Um comentário:

  1. Bem vinda ao curso e ao seu primeiro semestre. O seu tema trabalha com diversos diálogos entre artes e saberes. É um grande desafio. Mas é a contemporaneidade.

    ResponderExcluir