sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Pesquisa Bibliográfica


Pesquisa e análise bibliográfica de três trabalhos

Como ainda não defini o recorte da minha pesquisa, decidi por escolher trabalhos que tratassem do circo enquanto área artística. Iniciei a pesquisa bibliográfica, portanto, por uma pesquisa ampla na plataforma CAPES, à partir da palavra-chave “circo”. Encontrei 24 resultados, sendo 21 de mestrado acadêmico e 3 de doutorado. Todos a partir de 2010 e em áreas diversas como artes cênicas, artes, psicologia e ciências sociais. A partir desta busca acessei a biblioteca digital de algumas universidades para ter acesso às dissertações e teses e pesquisar a bibliografia.

Apesar do pouco número, me chamou a atenção o grande número de trabalhos relacionados ao palhaço em comparação com as outras facetas do circo, o que parece refletir a produção artística circense brasileira. Apesar de ser um tema mais específico se compararmos a "circo", a mesma busca feita na CAPES gerou 30 resultados, não necessariamente os mesmos, o que me leva a pensar que o palhaço é muito estudado sob a perspectiva do teatro.

A partir dos resultados escolhi os seguintes trabalhos pelo interesse que tenho na relação do circo com as outras artes e os três, de alguma forma,  passam por essa relação. A primeira fala do diálogo entre dança e circo no Brasil, a segunda faz um recorte histórico do circo-teatro em São Paulo e a terceira fala das influências do circo no teatro soviético no início do século passado.

O DIALÓGO DANÇA/CIRCO NA CENA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA de Bianca Peixoto  – Dissertação de Mestrado

MIXÓRDIA NO PICADEIRO: CIRCO, CIRCO-TEATRO E CIRCULARIDADE CULTURAL NA SÃO PAULO DAS DÉCADAS DE 1030 A 197 de Walter de Souza Júnior  – Dissertação de Mestrado

A METÁFORA DO BOGATYR: O CORPO ACROBATA E A CENA RUSSA DO INÍCIO DO SÉCULO XX de Marcos Francisco Nery Ferreira – Tese de Doutorado
Em uma primeira análise percebemos que poucos pensadores escreveram sobre o circo de forma profunda, continuada e em diferentes perspectivas. Os principais são Ermínia Silva, historiadora campineira que já publicou diversos livros sobre sua pesquisa histórica do circo no Brasil e no mundo, em diferentes recortes; e Mário Bolognesi, professor do Instituto de Artes da Unesp  que pesquisa estética, encenação, interpretação e dramaturgia, voltadas ao circo, aos palhaços, à comédia e ao cômico circense. Foi possível encontrar os dois nomes na três dissertações. Por este método de busca pareceu que, de forma geral, o circo é mais estudado na UFBA, na UNESP e na UNICAMP.

Como base conceitual cada trabalho fez uma escolha bem distinta dos outros. Enquanto o primeiro apresenta algumas referências bibliográficas na teoria geral dos sistemas e complexidade, o segundo faz referencia a uma obra de Adorno e o terceiro tem somente um livro de Deleuze como referencia.

A tese de doutorado tem o dobro de referencias que as dissertações, demonstrando uma pesquisa mais apurada sobre toda a cultura e desenvolvimento das artes cênicas do período histórico escolhido, especificamente. Tanto as dissertações de Bianca Peixoto como de Marcos Ferreira fazem referencias a dissertações e teses de jovens pesquisadores, mas há poucas similaridades nas referencias, o que leva a pensar que optaram por caminhos conceituais bem diferentes. A dissertação de Marcos Ferreira traz alguns títulos franceses, o que é bem interessante pois a França é um dos países com maior produção acadêmica nesta área e, talvez pela dificuldade da língua, pouco material chega ao Brasil.

Pela comparação entre as bibliografias destes três trabalhos não foi possível observar nenhuma tendência que os iguale, a não ser um desejo de tentar localizar o circo na pesquisa acadêmica. Como é um universo muito amplo, é um campo bem promissor a ser explorado. A pesquisa bibliográfica ampliou meus horizontes, possibilitando o acesso a obras que não apareceram na busca da CAPES inicialmente, o que vai contribuir bastante para o recorte que terei que fazer no meu objeto de pesquisa.

Referências

PEIXOTO, Bianca. O diálogo dança/circo na cena contemporânea brasileira. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/7862/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20BIANCA%20SIM%C3%95ES.WORD.pdf . Acesso em 25 de ago. 2015

SOUSA JUNIOR, Walter de. Mixórdia no picadeiro: circo, circo-teatro e circularidade cultural na São Paulo das décadas de 1930 a 1970. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-14092009-180741/publico/Mixordia_no_picadeiro_Walter_de_Sousa_Junior.pdf
Acesso em 25 de ago. 2015

FERREIRA, Marcos Francisco Nery. A metáfora de Bogatyr: o corpo acrobata e a cena russa do início do século XX. Disponível em: http://base.repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/86865/ferreira_mfn_me_ia.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 25 de ago. 2015


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