quarta-feira, 19 de agosto de 2015

PRIMEIRO ENCONTRO

Creio que hoje tivemos um bom encontro, tanto na primeira metade, quanto na segunda. É bom ter esse clima de pesquisa séria perto de nós.
Bem, coisas que gostaria de frisar
1- iniciamos hoje a discussão de estratégias do primeiro tipo de pesquisa, a pesquisa bibliográfica. Quem vai escrever uma tese ou dissertação, precisa ler teses e dissertações. Lendo você aprende como se organiza tal escrita em suas especificidades.
2- a imagem que tenho da academia está muito relacionada com a imagem que eu tenho do sujeito artista. Lembrar: obstáculos, dificuldades na realização da pesquisa residem muitas vezes nesses pressupostos, daquilo que eu acho que é fazer uma pesquisa acadêmica...
3- começando pelo fim: ver a bibliografia de teses e dissertações, analisar se, diante do objeto de investigação escolhido, há um correspondência entre as escolhas ali listadas e esse objeto; ver a proporção entre livros, artigos, teses e dissertações, compreender a bibliografia como o registro dos diálogos do pesquisador com outros pesquisadores.

Esta semana vamos fazer um exercício bem aprofundado desses temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário