Édi Oliveira
(Apresentação)
Olá a todos.
Sou Édi Oliveira (Edilson Oliveira de Carvalho), bailarino, coreógrafo, diretor e professor de dança. Com graduação em artes cênicas pela Universidade de Brasília (de 1993 a 1999), tenho me dedicado ao trabalho de criação em dança contemporânea desde 1996 quando comecei minha formação como bailarino/intérprete na Anti Status Quo cia de dança (DF), tendo também passado pelo baSiraH - Núcleo de dança contemporânea (DF), com quem colaboro até hoje como intérprete e coreógrafo. Em seguida, por necessidade de desenvolver trabalho de criação individual, motivado por interesses artísticos, estéticos e temáticos pessoais, criei o dançapequena - grupo de dança contemporânea (DF), para desenvolver uma linha coreográfica, de pesquisa de movimento e até, por que não dizer, de concepção de espetáculo, baseada na ausência de virtuosismo e na valorização da linguagem poética. Foi por meio do dançapequena que iniciei um trabalho mais autoral enquanto artista, sem abandonar o lugar de intérprete.
Atuo como professor de dança contemporânea há 16 anos, período em que venho desenvolvendo, no próprio ato do ensino, técnica própria de movimentação baseada no aproveitamento do fluxo contínuo do movimento, na funcionalidade e na economia da movimentação.
Entrei para o PPG-CEN na linha de pesquisa "Processos composicionais para a cena", com o intuito de investigar as relações
possíveis entre o texto literário e a dança contemporânea, por
meio de uma pesquisa interdisciplinar
envolvendo o texto O Funâmbulo (1958) de Jean Genet e
processo de criação de solo de dança contemporânea. O título deste projeto é O Funâmbulo - Um trajeto do texto literário à dança. Apenas para apresentá-lo resumidamente: a pesquisa buscará entender como o texto literário pode ser suporte
comprometido com a criação de trabalho coreográfico para além da
utilização de uma temática literária, ou seja, como ele pode
estabelecer com a dança uma relação mais intrínseca no que se
refere aos processos coreográficos e composicionais, sendo abordado
não apenas como argumento dramático mas, também, como ferramenta
de manipulação coreográfica.
Uma das motivações para a proposição desta pesquisa veio de um
interesse cada vez mais intenso pela literatura, linguagem que já me
atraía, porém apenas como entretenimento, por meio da leitura mas também da escrita e da tradução diletantes. Desde que comecei a me
interessar pela tradução literária, tendo feito disciplinas e
curso de tradução na Universidade de Brasília e Aliança Francesa,
respectivamente, estabeleci um contato mais aprofundado com a
literatura enquanto linguagem artística, tentando, a partir de
então, debruçar sobre ela um olhar mais curioso e aguçado, no
intuito de entender suas estruturas formais, escolas e contextos.
Desse modo, como artista de uma linguagem sempre aberta a estabelecer
relações com outros campos artísticos – a dança contemporânea,
sempre invadida e invadindo domínios como a arquitetura, o cinema,
as artes plásticas, a música, etc. – comecei a questionar-me
sobre como essas duas linguagens, literatura e dança, poderiam
dialogar, alimentar-se uma à outra, ou simplesmente, estabelecer
contato mais estreito.
Para chegar aos possíveis resultados desta pequisa, realizarei um estudo prático de movimento baseado no texto O Funâmbulo, do escritor francês Jean Genet. A partir desse estudo, que se orientará para a construção de um solo coreográfico de dança contemporânea, é possível (e é meu desejo) que ocorra um desdobramento, em etapa posterior ao período de pesquisa e de sua defesa, para uma montagem de um espetáculo.
Tendo apresentado meu objeto de investigação, estou aberto a sugestões que o grupo formador desta disciplina possa me oferecer relativamente à temática investigada, e me ponho à disposição, sempre que possível e que houver algo enriquecedor para propor, para colaborar com a pesquisa de todos.
Grande abraço e ótimo semestre para nós todos!
Édi Oliveira.
(Deixo aqui meus contatos: edgarddd30@gmail.com/61-85500818/facebook: Edilson Oliveira de Carvalho/canal youtube: https://www.youtube.com/user/edicaracoledi
CV Resumido
Formado
em artes cênicas pela Universidade de Brasília, logo construiu sua
história como bailarino/intérprete na Anti
Status Quo cia de dança,
onde dançou de 1996 a 1999 e, em seguida, no Basirah-Núcleo
de dança contemporânea
onde desenvolve trabalho de intérprete.
Em
2000 cria o grupo dançapequena,
para o qual coreografou e dirigiu os espetáculos O
Coração tem sua Memória, Tenham Olhos só para Mim,
Som
Lido no Sono do Sol,
O
Espaço entre Rosa e Azul, Perfume de Açougue e
Carcaça
sentada no Abismo.
Colabora
com outros grupos de dança e teatro da cidade como coreógrafo,
diretor, intérprete e preparador físico, como, exemplarmente, o
grupo de dança Margaridas,
a Cia
Márcia Duarte
e a Cia.
Fios d'éter.
Laureado
com as bolsas de residência artística ofertadas pela Unesco e pela
prefeitura de Paris e União Européia, desenvolveu trabalho próprio
de pesquisa no Centre
International de Danse Contemporaine d'Angers (Angers-França) –
2000, e
no Centre
National d'Accueil et d'Echange des Récollets (Paris-France)
– 2010.
Atualmente
ministra aulas de dança contemporânea para os níveis
iniciante/intermediário/avançado no MAPATI, e no USINA.
Ótimo, Edi. Bem vindo. Seu objeto de pesquisa demanda diversas habilidades e estratégias. Sempre é bom ter consciência disso. Vamos discutir algumas dessas estratégias na disciplina. abs.
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