A minha pesquisa é investigar como a performance musical,
instrumental e cantada, é utilizada, por palhaços. Como se trata de uma
pesquisa interdisciplinar de música e artes cênicas/palhaço, a escolha dos
autores a serem estudados, caracterizam-se por sua interfase interdisciplinar.
Faz-se também fundamental, um amplo estudo preliminar do panorama da
palhaçaria. Mario Fernando Bolognesi (2003) realiza uma pesquisa bibliográfica
e empírica sobre a história do palhaço no circo e as atividades dos palhaços
brasileiros. Alice Viveiros de Castro (2005) também faz uma investigação
histórica e sobre as origens do palhaço, suas influências, tendências e
aproximações com o Teatro. Katia Maria Kasper (2004) além de abordar aspectos
históricos da trajetória de alguns palhaços antigos como Grock, Carequinha,
Arreliar e outros palhaços contemporâneos, Kasper também analisa o papel
político do palhaço. Demian Reis (2013) pesquisa sobre a dramaturgia e a
atuação do palhaço.
Das interfaces da música com a arte do palhaço, principalmente referente
às duas principais figuras a serem estudadas: palhaços cantores e excêntricos
musicais. As obras de Celso Amânciao Melo Filho serão fundamentais para a
análise bibliográfica.
A partir da análise bibliográfica das dissertações e artigos encontrados
nos bancos de dados digitais da CAPES, UNESP, UNICAMP, dos referidos
pesquisadores selecionei as seguintes referências:
· ANDRADE, Elsa. Mecanismo de
comicidade na construção do pesonagem: proposta metodológica para trabalho do ator. 2005 272f. Tese (Doutorado em
teatro) – Centro de Letras e Artes, UNIRIO, Rio de Janeiro, 2005.
· DORNELES, Juliana Leal. Clown, o avesso de si: uma análise do
clownesco na pós-modernidade. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) –
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre:, 2003.
· LEVY,
Pierre Robert. Grock, un sommet de la
clownerie musicale. In:DIERCKSEN, Laurent.Grock: un destin hors norme. 2
ed., Bévilard, Ed. Laurent Diercksen, 2000.pp.197-201.
· LOTZ, Rainer E. A musical clown in
Europe. The black perspective in music, v. 18, n. 1/2.Foundation for
Research in the Afro-American Creative Arts, 1990. Disponível em:
<http://www.jstor.org/stable/1214861>.
· MARQUES, Daniel. O tipo cômico:
construção dramatúrgica, atorial e cênica. In: Repertório.v. 8, p.
28-33. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2005.
· PANTANO, Andreia Aparecida. A personagem palhaço. São Paulo:
Editora UNESP, 2007.
· SANTOS, Ivanildo L. Piccoli. Os palhaços nas manifestações populares
brasileiras: Bumba- meu-boi, Cavalo-marinho, Folia de Reis e Pastoril
Profano. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade
Estadual Paulista “Julio de Mesquita Neto” – UNESP, São Paulo, 2008.
· SILVA, Ermínia. Biribinha:
permanências, transformações, readaptações e reivenção do artista circense. In:
Rego do gorila. n. 1, p. 27-29, nov. 2011. Presidente Prudente: Festival
Rosa dos Ventos 2011.
· SILVA,
Ermínia. O Circo: Sua arte e seus saberes
– O Circo no Brasil no final do Século XIX a meados do século XX.
DIssertação de mestrado. Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências
Humanas/UNICAMP, 1996.
· SILVA,
Ermínia. As múltiplas linguagens na
teatralidade circense: Benjamim de Oliveira e o circo-tetaro no Brasil no
século XIX e iníco do século XX. Tese de doutorado. Campinas, Instituto de
Filosofia e Ciências
· WETTACH,
Charles Adrien. (Grock). Grock:King of
clowns. Lodon: Methern, 1957.
· WUO,
Ana Elvira, A linguagem secreta do clown.
Revista Integração, São Paulo, v15, n,56,p.57-62, jan/mar., 2009. Disponível em
<flp://flp.usjt.br/pub/revomt/57-56.pdf>
Poética e teorias da comicidade
· ALBERTI, Verena. O riso e o
risível na história do pensamento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
· BAKHTIN, Mikhail. Cultura popular na Idade Média e no Renascimento o
contexto de François Rabelis. São Paulo:HUCITEC, 1978.
· BERGSON, Henri. O riso: ensaio
sobre a significação do cômico. Rio de Janeiro: Guanabara,1987.
PROPP,
Vladimir. L. Comicidade e riso. São Paulo: Ática, 1992.
· PUCETTI, Ricardo. O riso em três
tempos. In: FERRACINI, Renato (org).Corpos
em fuga, corpos em arte. São Paulo: Aderaldo e Rothschild Editores, 2006.
Teoria e estética musical
·
CASTILHO, Jacyan.Rítimo e dinâmica no espetáculo teatral. São Paulo: Editora Pespectiva,
2013.
· CÉSAR, Ana Cláudia. O cavaquinho encantado de Waldir Azevedo. Curitiba:
Prismas, 2013.
· LISBOA, Renato Rodrigues. A escrita idiomática para tuba nos dobrados
seresteiro, saudades e pretensioso de João Cavalcanti. Artigo (Mestrado em
Música) – Escola de Música,
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, 2005.
· SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora UNESP,
2012.
· TINHORÃO, José Ramos. Os sons que vêm da rua. Rio de Janeiro:
Edições Tinhorão, 1976. ______. Pequena história da música popular: da
modinha à lambada. São Paulo: Art Editora, 1991.
· WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das
músicas. São Paulo: Companhia das
Letras, 1999.
Além disso achei interessante listar
alguns sites importantes de palhaços atuantes como:
· ANIMÉ, Site da Cia Animé. Diponível
em <http://www.ciaanimee.com.br/a-companhia/>
· BASSI, Leo. Site de Leo Bassi. Disponível em:
<http://www.leobassi.com/>.
· CHACOVACHI. Site de Chacovachi. Disponível em:
<http://www.chacovachi.com.ar>.
· LIRIUM, Anna. Site de Anna de
Lirium. Disponível em:<http://www.anna-de-lirium.com>.
Referências:
· BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora UNESP,
2003.
· CASTRO,
Alice Viveiros de. O elogio da
bobagem: palhaços no Brasil e no
mundo. Rio de Janeiro: Editora Família Bastos, 2005.
· KASPER,
Katia Maria. Experimentações
clownescas: os palhaços e a
criação de possibilidade de vida. 2004, 412f. Tese (Doutorado em Educação).
Universidade Federal de Campinas (UNICAMP). Campinas, 2004.
· MELO
FILHO, Celso Amâncio de. A música com
recurso cênico do palhaço: Cia.
Teatral Turma do Biribinha e Circo Amarilho. 2013a, 164f. Dissertação
(Mestrado em Artes). Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, São
Paulo, 2013.
· MELO
FILHO, Celso Amâncio de. A musicalidade
na arte de palhaços: considerações históricas acerca dos Clowns Musicais e sua poética.
In: VII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES
CÊNICAS (ABRACE). Tempos de memória: vestígios, ressonâncias e mutações. Out.
2013b,Porto Alegre : ABRACE. Disponível em:
<http://www.portalabrace.org/viicongresso/completos/etnocenologia/Celsoamancio_musicali
dade-de-palhacos.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2015.
· REIS,
Demian Moreira. Caçadores do riso: o maravilhoso mundo da palhaçaria.
Salvador, EDUFBA, 2013.
Oi Caísa, acho que teremos muito o que trocar ;-)
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