sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Pesquisa Bibliográfica

A minha pesquisa é investigar como a performance musical, instrumental e cantada, é utilizada, por palhaços. Como se trata de uma pesquisa interdisciplinar de música e artes cênicas/palhaço, a escolha dos autores a serem estudados, caracterizam-se por sua interfase interdisciplinar.
Faz-se também fundamental, um amplo estudo preliminar do panorama da palhaçaria. Mario Fernando Bolognesi (2003) realiza uma pesquisa bibliográfica e empírica sobre a história do palhaço no circo e as atividades dos palhaços brasileiros. Alice Viveiros de Castro (2005) também faz uma investigação histórica e sobre as origens do palhaço, suas influências, tendências e aproximações com o Teatro. Katia Maria Kasper (2004) além de abordar aspectos históricos da trajetória de alguns palhaços antigos como Grock, Carequinha, Arreliar e outros palhaços contemporâneos, Kasper também analisa o papel político do palhaço. Demian Reis (2013) pesquisa sobre a dramaturgia e a atuação do palhaço.
Das interfaces da música com a arte do palhaço, principalmente referente às duas principais figuras a serem estudadas: palhaços cantores e excêntricos musicais. As obras de Celso Amânciao Melo Filho serão fundamentais para a análise bibliográfica.
A partir da análise bibliográfica das dissertações e artigos encontrados nos bancos de dados digitais da CAPES, UNESP, UNICAMP, dos referidos pesquisadores selecionei as seguintes referências:
·      ANDRADE, Elsa. Mecanismo de comicidade na construção do pesonagem: proposta metodológica para trabalho  do ator. 2005 272f. Tese (Doutorado em teatro) – Centro de Letras e Artes, UNIRIO, Rio de Janeiro, 2005.
·     DORNELES, Juliana Leal. Clown, o avesso de si: uma análise do clownesco na pós-modernidade. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre:, 2003.

·      LEVY, Pierre Robert. Grock, un sommet de la clownerie musicale. In:DIERCKSEN, Laurent.Grock: un destin hors norme. 2 ed., Bévilard, Ed. Laurent Diercksen, 2000.pp.197-201.
·      LOTZ, Rainer E. A musical clown in Europe. The black perspective in music, v. 18, n. 1/2.Foundation for Research in the Afro-American Creative Arts, 1990. Disponível em:
<http://www.jstor.org/stable/1214861>.
·      MARQUES, Daniel. O tipo cômico: construção dramatúrgica, atorial e cênica. In: Repertório.v. 8, p. 28-33. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2005.
·      PANTANO, Andreia Aparecida. A personagem palhaço. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
·      SANTOS, Ivanildo L. Piccoli. Os palhaços nas manifestações populares brasileiras: Bumba- meu-boi, Cavalo-marinho, Folia de Reis e Pastoril Profano. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Neto” – UNESP, São Paulo, 2008.
·      SILVA, Ermínia. Biribinha: permanências, transformações, readaptações e reivenção do artista circense. In: Rego do gorila. n. 1, p. 27-29, nov. 2011. Presidente Prudente: Festival Rosa dos Ventos 2011.
·      SILVA, Ermínia. O Circo: Sua arte e seus saberes – O Circo no Brasil no final do Século XIX a meados do século XX. DIssertação de mestrado. Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/UNICAMP, 1996.
·      SILVA, Ermínia. As múltiplas linguagens na teatralidade circense: Benjamim de Oliveira e o circo-tetaro no Brasil no século XIX e iníco do século XX. Tese de doutorado. Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências
·      WETTACH, Charles Adrien. (Grock). Grock:King of clowns. Lodon: Methern, 1957.
·      WUO, Ana Elvira, A linguagem secreta do clown. Revista Integração, São Paulo, v15, n,56,p.57-62, jan/mar., 2009. Disponível em <flp://flp.usjt.br/pub/revomt/57-56.pdf>
Poética e teorias da comicidade
·      ALBERTI, Verena. O riso e o risível na história do pensamento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
·      BAKHTIN, Mikhail. Cultura popular na Idade Média e no Renascimento o contexto de François Rabelis. São Paulo:HUCITEC, 1978.
·      BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. Rio de Janeiro: Guanabara,1987.
PROPP, Vladimir. L. Comicidade e riso. São Paulo: Ática, 1992.
·      PUCETTI, Ricardo. O riso em três tempos. In: FERRACINI, Renato (org).Corpos em fuga, corpos em arte. São Paulo: Aderaldo e Rothschild Editores, 2006.
Teoria e estética musical
·      CASTILHO, Jacyan.Rítimo e dinâmica no espetáculo teatral. São Paulo: Editora Pespectiva, 2013.
·      CÉSAR, Ana Cláudia. O cavaquinho encantado de Waldir Azevedo. Curitiba: Prismas, 2013.
·      LISBOA, Renato Rodrigues. A escrita idiomática para tuba nos dobrados seresteiro, saudades e pretensioso de João Cavalcanti. Artigo (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, 2005.
·      SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora UNESP, 2012.

·      TINHORÃO, José Ramos. Os sons que vêm da rua. Rio de Janeiro: Edições Tinhorão, 1976. ______. Pequena história da música popular: da modinha à lambada. São Paulo: Art Editora, 1991.

·      WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Além disso achei interessante listar alguns sites importantes de palhaços atuantes como:

·      ANIMÉ, Site da Cia Animé. Diponível em <http://www.ciaanimee.com.br/a-companhia/>
·      BASSI, Leo. Site de Leo Bassi. Disponível em: <http://www.leobassi.com/>.
·      CHACOVACHI. Site de Chacovachi. Disponível em: <http://www.chacovachi.com.ar>.
·      LIRIUM, Anna. Site de Anna de Lirium. Disponível em:<http://www.anna-de-lirium.com>.

Referências:

·      BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

·      CASTRO, Alice Viveiros de. O elogio da bobagem: palhaços no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Editora Família Bastos, 2005.
·      KASPER, Katia Maria. Experimentações clownescas: os palhaços e a criação de possibilidade de vida. 2004, 412f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Campinas (UNICAMP). Campinas, 2004.
·      MELO FILHO, Celso Amâncio de. A música com recurso cênico do palhaço: Cia. Teatral Turma do Biribinha e Circo Amarilho. 2013a, 164f. Dissertação (Mestrado em Artes). Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, São Paulo, 2013.
·      MELO FILHO, Celso Amâncio de. A musicalidade na arte de palhaços: considerações históricas acerca dos Clowns Musicais e sua poética. In: VII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (ABRACE). Tempos de memória: vestígios, ressonâncias e mutações. Out. 2013b,Porto Alegre : ABRACE. Disponível em: <http://www.portalabrace.org/viicongresso/completos/etnocenologia/Celsoamancio_musicali dade-de-palhacos.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2015.

·      REIS, Demian Moreira. Caçadores do riso: o maravilhoso mundo da palhaçaria. Salvador, EDUFBA, 2013.

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