quarta-feira, 2 de setembro de 2015



Pesquisa Bibliográfica



Olá, queridos! Gostaria de me desculpar pelo atraso em postar aqui minha pesquisa. As dissertações escolhidas para essa pesquisa bibliográfica se aproximam do meu tema, porém nenhuma trata diretamente dele. Fiz uma longa pesquisa no banco de teses da Capes, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)  e em bibliotecas de dissertações e teses de Universidades brasileiras como o da USP, o da UPE, o da Unicamp e o da UnB. Tudo o que encontrei diz respeito a pesquisas em faculdades de educação, psicologia e educação física. As dissertações em artes sobre a meu interesse não parecem existir no Brasil. Encontrei também, através do Facebook, uma pesquisadora da Universidade de Mar Del Plata que trabalha sobre a importância da experiência estética para os bebês. Até agora, só foi possível ter acesso a um artigo seu. De qualquer forma, isto é até certo ponto estimulante, porque evidencia a importância de uma pesquisa nessa área.

1-Gobbato, Carolina
Os bebês estão por todos os espaços: dos bebês na sala do berçário aos bebês nos contextos de vida coletiva da escola infantil. Porto Alegre, 2011
Mestrado Acadêmico em Educação. Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre.
Artigos: 33
Teses/ Dissertações: 14
TCC: 1
Livros: 67
Documentos Federais: 4
Comunicação oral: 1
Materiais nacionais: 117
Materiais estrangeiros: 3

2-Ferreira, Ludmilla Dell`Isola Pelegrini de Melo
Expressões emocionais de desprazer no primeiro ano de vida: manifestações e processos de transformação. Ribeirão Preto, 2013.
Dissertação de Mestrado apresentada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/Usp. Área de concentração: Psicologia.

Artigos: 73
Teses/Dissertações: 9
Trabalho em disciplina: 1
Livros: 19
Materiais nacionais: 60
Materiais estrangeiros: 42

3-Duarte, Rubiara
As reações das educadoras diante dos bebês e suas demandas no cotidiano das creches. Vale do Itajaí, 2012.
Dissertação( Mestrado em Educação) Universidade do Vale do Itajaí, Pró-reitoria de pesquisa.
Artigos: 6
Teses/Dissertações: 2
Livros: 19
Materiais nacionais: 23
Materiais estrangeiros: 4

As referências seguintes se encontram igualmente presentes nas dissertações "Os bebês estão por todos os espaços!" e "As reações das educadoras diante dos bebês e suas demandas no cotidiano das creches."

-Fortunati, Aldo. A educação infantil como projeto da comunidade: crianças, educadores e pais nos novos serviços para a infância e a família: a experiência de San Miniato. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
-Goldschmied, E; Jackson, S. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche. Porto Alegre: Artmed, 2006.
-Oliveira-Formosinho,J.; Kishimoto, T. M.;Pinazza, M. A. (Orgs.)  Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado Construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
-Post, Jacalyn; Hohmann, Mary. Educação de bebês em infantários: cuidados e primeiras aprendizagens. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. e 2º ed.: 2004
-Sarmento, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas Encruzilhadas da Segunda Modernidade. In: Sarmento, M.J.; Cerisara, A.B. Crianças e Miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, 2004.

-Tristão, Fernanda Carolina Dias. Ser professora de bebês: uma profissão marcada por sutileza. Florianópolis, 2004. Dissertação(Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Santa Catarina. Obs. : na dissertação "As reações das educadoras diante dos bebês e suas demandas no cotidiano das creches" este trabalho consta com o título "Ser professora de bebês: um estudo de caso em creche conveniada."

Nenhum comentário:

Postar um comentário