quarta-feira, 30 de setembro de 2015

O que observar no processo de observação

Pode ser que não esteja acontecendo nada diante de você. E você está ali vendo e ouvindo aquelas pessoas fazendo algo que parece sem qualquer definição.  E desde quando isso é nada? 
Primeiro, você não vai vazio/a para a sala de ensaios. Você se prepara, leva suas perguntas, suas informações prévias, seus equipamentos. Uma sala de ensaios não é o lugar de apresentação de um resultado. É o espaço de buscas, de testes, de experimentações, de revisões. A sucessão de encontros cria um certo ritmo, uma certa rotina, uma organização. 
Perguntas: qual é a relação entre a condução dos ensaios e os demais integrantes do processo? Há uma condução do processo? Como os integrantes do processo reagem, o que eles produzem à condução do processo? O que é produzido durante o ensaio - jogos, improvisações? Que tipo de material é esse? Há interação com objetos? Há interação entre os integrantes do processo? Há uso de sons? Quais são os estímulos ou pontos de partida para as ações durante o ensaio? Há uso da palavra na condução do processo? Há comandos, há solicitações? Como as ações são iniciadas? 
Elas começam a partir dos comandos da condução do ensaios? se não, como se dá os inícios? Há ordem, sequência entre as ações? Há sequências? Há retomada de materiais anteriores? Há retomada de materiais produzidos durante o ensaio?
Como se organiza o ensaio? Há um momento preliminar? COmo é este momento preliminar? Há outros momentos distinguíveis?  Os ensaios são registrado? Há uma equipe nos ensaios? Há pessoas diferentes das que performam ou os atores/atrizes fazem um pouco de tudo?  Há uso de vídeos? Há a consciência de montagem, no sentido de eles pensarem como isso que eles fazem será visto por alguém?  Como se interligam os conceitos, as propostas, as ideias do projeto de montagem nas ações desenvolvidas durante os ensaios? Quanto tempo dura os ensaios? Quando tempo dedicado a cada uma das partes do ensaio? Qual é a ênfase do ensaio - discutir a proposta, improvisos, exploração de ações físicas?


Ou seja, a ida a um ensaio é igual a início da pintura de quadro ou a de visitar um lugar que você não conhece totalmente.


Ou seja, a ida a um ensaio é igual a início da pintura de quadro ou a de visitar um lugar que você não conhece totalmente.
Abra seus sentidos. Observe e observe-se. Se nada estiver acontecendo é talvez por quê aquilo que está diante de você não está correspondendo às suas expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário