OLá turma,
Peço desculpas se só agora me apresento, estive
impossibilitada por ter feito uma cirurgia no olho, e por ordens médicas tive
que ficar afastada do computador.
No entanto, já um pouco recuperada, consegui ler parte de todo o material aqui apresentado. Parabenizo a todos pela experiência criativa. É um
prazer participar de uma turma
talentosa e diversificada. Estou como aluna especial, e o meu interesse é
pleitear uma vaga no mestrado.
Tenho certeza que a disciplina
vai ser bastante enriquecedora para
os nossos projetos.
Meu nome é Denise Munhoz., sou especializada em Cinema Documentário, FGV/RJ(2010); Arte,
Educação e Tecnologias Contemporâneas, UnB(2008); Bacharelado em Interpretação Teatral e Licenciatura em Artes Cênicas, UNIRIO(2002)
e Bacharelado e Licenciatura em Letras- Português e Literaturas, UFRJ(1990).
Professora concursada PI e PII, trabalhei
25 anos em escolas públicas do RJ., e conheci muitos teóricos da educação na prática
mesmo, dirigindo e realizando trabalhos de teatro, artes visuais,
leituras dramatizadas.
Em 2007, juntamente com meu marido abrimos uma produtora
especializada em consultoria e digitalização de acervos culturais. Tivemos três
projetos patrocinados pelo Programa Petrobras Cultural: Acervo Musical do
Cabido Metropolitano do Rio de Janeiro http://www.acmerj.com.br/;
O acervo do Cineasta Alex Viany http://www.alexviany.com.br/,
e o Acervo da musicista Cleofe Person de Mattos http://www.acpm.com.br/, este último
coordenado por mim. Através destes acervos pude constatar a riqueza de material
históricos, culturais que tínhamos, e infelizmente distante do público não
especializado; Além das condições de degradação de muitos materiais raros. Também pelos acervos conheci histórias que poderiam ser temáticas
de documentários, peças teatrais, filmes, livros de forma a repensar a história conhecidas e apresentadas
em livros oficiais.
Toda a minha vivência como atriz ,
diretora cênica e educadora se estrutura pela pesquisa. Minha primeira iniciação
científica foi pela UFRJ, para um levantamento lexical numa região rural do RJ:
Paracambi. Aproximei de meus informantes morando na região, e me locomovendo a
cavalo. Também na prática aprendi
a escolher os melhores informantes que não significa necessariamente serem o
mais popular da região.
Passei por muita gente boa, e acho que os
currículos deveriam levar em conta também os nossos mestres.
Meu objeto de pesquisa que pretendo desenvolver é sobre o
processo criativo do cineasta português Manoel de Oliveira, morto recentemente
aos 106 anos. Especificamente a
teatralidade presente no filme “Mon Cas” . Há 5 anos que acompanho o trabalho dele, a atualidade de seus
filmes como registros históricos, que agregam todas as linguagens artísticas.
Endereço Plataforma Lattes
Resumo do currículo artístico:
Participou de várias montagens teatrais como atriz, como O Último Carro, de João das Neves, direção de Mário Lourenço; Édipo Rei, de Sófocles e Álbum de Família, de Nélson Rodrigues, ambas sob direção de Mário Mendes; Primeiras Histórias, adaptação do texto homônimo de Guimarães Rosa, direção de Alexandre Melo; Ardente Pedaço de Mim, texto Jacqueline Winter e direção de Rogério Fróes; Fábulas à Meia Luz, texto de Ítalo Calvino, direção de André Paes Leme. Adaptou e dirigiu O Homem o Cão, de Antero de Sales; responsável pela direção cênica da cantata O Interrogatório, de Felipe Radicetti, com o coral da Cia. Bachiana Brasileira, sob a regência do maestro Ricardo Rocha. Participou do Projeto Música no Ibam como diretora cênica dos espetáculos Música Negra: Brasil – EUA e Música e Poesia, ambos sob a regência de Cláudio Ávila. Diretora cênica da Cia Canto-Brasil no período 2005- 2006. Texto e direção dos trabalhos filmados pela Multirio, séries: Rio, A cidade e Mídia e Guerra e Festas Juninas. Administrou oficina de expressão corporal e apresentação de perfomances no projeto Sensibilizarte, em Angra dos Reis. Participou como atriz do projeto O hospital como Universo Cênico coordenado pela Dra. Profa: Lúcia Helena de Freitas.
Ótimo, Denise. Seja mais que bem vinda. Muitas coisas a fazer. abs.
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