quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Currículo Denise Munhoz

OLá turma,
 Peço desculpas se só agora me apresento, estive impossibilitada por ter feito uma cirurgia no olho, e por ordens médicas tive que ficar afastada do computador.
No entanto, já um pouco recuperada,  consegui  ler parte de todo o material aqui apresentado. Parabenizo  a todos pela experiência criativa. É um prazer participar de uma turma  talentosa e diversificada. Estou como aluna especial, e o meu interesse é pleitear uma vaga no mestrado.
Tenho certeza que a disciplina vai ser bastante enriquecedora para  os nossos projetos.
Meu nome  é Denise Munhoz.,  sou especializada em Cinema Documentário, FGV/RJ(2010); Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas, UnB(2008);  Bacharelado em Interpretação Teatral  e Licenciatura em Artes Cênicas, UNIRIO(2002) e Bacharelado e Licenciatura em Letras- Português e Literaturas, UFRJ(1990).
Professora concursada PI e PII, trabalhei 25 anos em escolas públicas do RJ., e conheci muitos teóricos da educação na prática mesmo,   dirigindo e realizando trabalhos de teatro, artes visuais, leituras dramatizadas.
Em 2007,  juntamente com meu marido abrimos uma produtora especializada em consultoria e digitalização de acervos culturais. Tivemos três projetos patrocinados pelo Programa Petrobras Cultural: Acervo Musical do Cabido Metropolitano do Rio de Janeiro http://www.acmerj.com.br/; O acervo do Cineasta Alex Viany http://www.alexviany.com.br/, e o Acervo da musicista Cleofe Person de Mattos http://www.acpm.com.br/, este último coordenado por mim. Através destes acervos pude constatar a riqueza de material históricos, culturais que tínhamos, e infelizmente distante do público não especializado; Além das condições de  degradação de muitos materiais raros. Também pelos acervos  conheci histórias que poderiam ser temáticas de documentários, peças teatrais, filmes, livros de forma  a repensar a história conhecidas e apresentadas em livros oficiais.  
Toda a minha vivência como atriz , diretora cênica e educadora se estrutura pela pesquisa. Minha primeira iniciação científica foi pela UFRJ, para um levantamento lexical numa região rural do RJ: Paracambi. Aproximei de meus informantes morando na região, e me locomovendo a cavalo.  Também na prática aprendi a escolher os melhores informantes que não significa necessariamente serem o mais popular da região.  
Passei por muita gente boa, e acho que os currículos deveriam levar em conta também os nossos mestres.
Meu objeto de pesquisa  que pretendo desenvolver é sobre o processo criativo do cineasta português Manoel de Oliveira, morto recentemente aos 106 anos.  Especificamente a teatralidade presente no filme “Mon Cas” .  Há 5 anos que acompanho o trabalho dele, a atualidade de seus filmes como registros históricos, que agregam todas as linguagens artísticas.

Endereço Plataforma Lattes

  
 Resumo do currículo artístico:








Participou de várias montagens teatrais como atriz, como O Último Carro, de João das Neves, direção de Mário Lourenço; Édipo Rei, de Sófocles e Álbum de Família, de Nélson Rodrigues, ambas sob direção de Mário Mendes; Primeiras Histórias, adaptação do texto homônimo de Guimarães Rosa, direção de Alexandre Melo; Ardente Pedaço de Mim, texto Jacqueline Winter e direção de Rogério Fróes; Fábulas à Meia Luz, texto de Ítalo Calvino, direção de André Paes Leme. Adaptou e dirigiu O Homem o Cão, de Antero de Sales; responsável pela direção cênica da cantata O Interrogatório, de Felipe Radicetti, com o coral da Cia. Bachiana Brasileira, sob a regência do maestro Ricardo Rocha. Participou do Projeto Música no Ibam como diretora cênica dos espetáculos Música Negra: Brasil – EUA e Música e Poesia, ambos sob a regência de Cláudio Ávila. Diretora cênica da Cia Canto-Brasil no período 2005- 2006. Texto e direção dos trabalhos filmados pela Multirio, séries: Rio, A cidade e Mídia e Guerra e Festas Juninas. Administrou oficina de expressão corporal e apresentação de perfomances no projeto Sensibilizarte, em Angra dos Reis. Participou como atriz do projeto O hospital como Universo Cênico coordenado pela Dra. Profa: Lúcia Helena de Freitas.



Um comentário: