segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O que estão pesquisando sobre circo por aí?

A partir da provocação desta matéria, resolvi fazer uma busca sobre o que andam pesquisando sobre circo por aí. Achei algumas coisas bem interessantes - algumas que eu já conhecia e outras não.

A Funarte tem uma linha de apoio de projetos exclusiva para circo e, até ano passado, tinha uma exclusiva para pesquisa em circo que, infelizmente, foi extinta esse ano. Uma das pérolas surgidas a partir deste programa de apoio foi o portal Circonteúdo, que reúne notícias e publicação sobre o circo.

É uma ótima plataforma. Lá conseguimos ter acesso a entrevistas, dissertações e teses, publicações, artigos e livros na íntegra em pdf. Um ótimo lugar para começar a fuçar. Já li muita coisa por ali, porém sem um direcionamento para pesquisa. Dando uma olhada mais criteriosa percebi que tudo o que encontrei na minha pesquisa bibliográfica está lá, ou seja, o site parece encurtar os caminhos para a pesquisa sobre circo.

Uma das partes mais interessantes, ao meu ver, é a linha do tempo da história do circo. Como o site é capitaneado pela Ermínia Silva, uma historiadora filha de circenses que tem uma pesquisa muito representativa sobre a história do circo, a linha do tempo é muito rica, cheia de imagens e registros. Mesmo quem não tem interesse pelo circo pode dar uma olhada como exemplo de como a linha do tempo pode ser uma ótima ferramenta acadêmica. 

Outro site que encontrei, mas daí é internacional, é o Hors Le Murs .  Ele é francês mas tem uma seção em inglês. É o site dessa associação de pesquisa do circo e das artes de rua que tem de tudo um pouco: desde anúncios de empregos, oficinas e residências artísticas, dossiers sobre assuntos direcionados ao circo como segurança, produção cultural, etc a um centro de documentação. Infelizmente nem todo material está disponível online, mas a associação mantem um centro de documentação para pesquisa teórica localizado em Paris. Além de promover jornadas de formação, convocatória para projetos internacionais, eles também colaboram com a pesquisa prática e também teórica a partir de chamadas pra projetos e parcerias com algumas instituições.

Eles mantém uma revista muito bonita e representativa de temas contemporâneos no circo chamada Sttrada  e mais algumas obras, em co-edição.

Enfim, espero que minha busca também seja interessante pra vocês!

Um comentário:

  1. Muito interessante. Vi essas figuras (citadas no texto de introdução a Linha do tempo) na Serra da Capivara e fiquei muito emocionada na época. Bjs

    ResponderExcluir