quarta-feira, 16 de setembro de 2015

exercício em processos criativos

Como vimos, a questão é estabecer um conjunto de procedimentos básicos para observação, registro e análise de processos criativos.

Temos quatro grupos:

1- Edi Oliveira, Jessiara Menezes, Bárbara Benatti, Maria Villar,
2-Rogério Rodrigues, Roberto Freitas, Julia Henning, Jamila Gontijo.
3-Caísa TIbúrcio, Denise Munhoz, Nando Villardo, Camilla de Sant'Anna.
4-Mônica Leite, Claudia Moreira, Maria Luica Rosa, Cristina Leite.

1- ATIVIDADES DE PRÉ-PRODUÇÃO
Levantar procesossos criativos que estejam em andamento e concicidam com o tempo da observação (outubro/novembro)
2- Como os integrantes dos grupos não vão propor seus projetos para observação em seus grupos, eles podem propor para os demais. Assim, basta fazer uma postagem informando o nome do grupo ou do processo criativo, quando e onde ele se reúne.
3- Depois de feita a escolha do grupo/processo criativo que vai ser observado, escrever uma carta solicitando  autorização para observar o processo criativo como parte da disciplina Metodologia de Pesquisa em Artes Cênicas.
4- Claro que tudo isso é antecidido por contatos informais, por conversas para ver a possibilidade. A carta é posterior a esses contatos. Por exemplo: O Nando Villardo está encenando alguma coisa. Como ele não pode colocar este processo objeto de observação para seu grupo, ele posta as informações e contatos daquilo que está encenando. Os membros do grupo entram em contato com o grupo do Nando Villardo e as coisas são acertadas verbalmente, discutidas antes de ir para o papel. Daí se faz o documento escrito. Deixar claro que serão feitas entrevistas, fotos e filmagem do processo. Isso normalmente se faz em diálogo com o diretor. Algumas vezes o diretor (ou os atores)pode pedir que algo não se registre.
5- Escolhido o objeto de investigação, temos um primeiro momento de familiarização com o processo: quando e onde ele acontece, que pessoas, que grupo é esse, se esse grupo tem uma história documentada. Se a peça partir de um texto, estudar este texto e uma bibliografia anexa a ele. Ver as fontes desse processo criativo, seus materiais, suas técnicas, sua produção, suas condições materiais.
6-Abertura de um blog de acompanhamento do processo criativo escolhido.
Esse será tanto o seu diário de bordo audiovisual editado quanto o canal de diálogo do seu grupo com os outros da nossa disciplina
7- Registro e documentação dos ensaios.  Compreender a organização dos ensaios, suas rotinas, suas partes constitutivas. Fazer um mapeamento das decisões criativas, o seja, mudanças relevantes na orientação da atuação, na materialidade da cena, na revisão das fontes ( Por exemplo: o ponto de partida é um texto, o qual depois para por uma revisão ou reescritura). Como teremos dois meses, 8 semanas, teremos um bom material para isso
8- Análise dos registros. Ter a preocupação de não apenas registrar coisas, de não ficar acumulando materias sem voltar a eles.  Atualização recorrente do blog então.

Para tanto:
1- fazer uma primeira reunião do grupo e pensar em tarefas e sua organização. Criar uma dinâmica do grupo: que filma, que cuida do blog, quem escreve. São funções que todos podem participar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário