O que é A/R/TOGRAFIA?
Tenho encontrado em aulas e
congressos, pesquisadores que trabalham com uma metodologia de pesquisa chamada
de a/r/tografia. Pude perceber em suas
dissertações e teses uma forma mais envolvente de abordar o objeto investigado,
selecionando imagens que não funcionam somente como ilustrações e sim como um componente do
texto, criando uma outra linguagem que amplia e aprofunda nossa compreensão.
A a/r/tografia, abreviação para
A/rtista (Artist), P/esquisadora (Research) e P/rofessora( Teacher), funde estes três olhares e
práticas criando um entre-lugar. É uma Metodologia
de Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA), proposta por professores
pesquisadores da Faculdade de Educação da University of British Columbia, no
Canadá.
O que achei interessante nesta
metodologia, é que me parece um lugar onde a arte é legitimada como caminho de
pesquisa e/ou o caminho da pesquisa é vivenciado como uma experiência
artística. Ou seja, a arte é reconhecida como discurso em si e a pesquisa se
constitui da aventura artística. Considerando aqui, aventura artística como um
estado de abertura para intuições,
emoções, riscos, desvios, e impermanência.
De acordo com Belidson Dias, em seu
artigo "Uma epistemologia de
fronteiras: minha tese de doutorado como um projeto a/r/tográfico", “ a
a/r/tografia é uma forma de representação que privilegia tanto o texto
(escrito) quanto a imagem (visual), quando eles encontram-se em momentos de
mestiçagem ou hibridização. Ela oferece para o pesquisador e educador uma
escala de métodos que permitem auxiliar os processos de questionamentos,
reflexão, e fazer." E continua: " Os pesquisadores, envolvidos em
desconstruir a escrita acadêmica dominante, desafiam a voz do observador
acadêmico como possuidor de todo o conhecimento; exploram modos criativos de
representação que reflitam a riqueza e a complexidade das amostras e dados de
pesquisa, promovendo múltiplos níveis de envolvimento, que são,
simultaneamente, cognitivos e emocionais. Desse modo, no contexto de ABER e ABR
é mais importante o conceito de “vivificação” de Patti Lather do que o da
provação e replicação positivistas."¹
¹ Arts-based Educational Research (ABER)
Para quem quer saber mais, posto aqui
alguns links de dissertações defendidas na UnB que seguem esta metodologia:
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16232
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9796
Livro :
Dias, Belidson; Irwin, Rita L. (Org).
Pesquisa Educacional Baseada em Arte:
A/R/TOGRAFIA. EditoraUFSM, 2013
Gostei!
ResponderExcluirAndo pesquisando a a/r/tografia dentro das artes cênicas, se quiserem se juntar e formar uma colônia de pesquisa, eu seria imensamente grato. meu e-mail é storck _psi22@hotmail.com
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