quarta-feira, 30 de setembro de 2015



O que é A/R/TOGRAFIA?

Tenho encontrado em aulas e congressos, pesquisadores que trabalham com uma metodologia de pesquisa chamada de  a/r/tografia. Pude perceber em suas dissertações e teses uma forma mais envolvente de abordar o objeto investigado, selecionando imagens que não funcionam somente como  ilustrações e sim como um componente do texto, criando uma outra linguagem que amplia e aprofunda nossa compreensão.
A a/r/tografia, abreviação para A/rtista (Artist), P/esquisadora (Research) e P/rofessora( Teacher), funde estes três olhares e práticas criando um entre-lugar.  É uma Metodologia de Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA), proposta por professores pesquisadores da Faculdade de Educação da University of British Columbia, no Canadá.
O que achei interessante nesta metodologia, é que me parece um lugar onde a arte é legitimada como caminho de pesquisa e/ou o caminho da pesquisa é vivenciado como uma experiência artística. Ou seja, a arte é reconhecida como discurso em si e a pesquisa se constitui da aventura artística. Considerando aqui, aventura artística como um estado de  abertura para intuições, emoções, riscos, desvios, e impermanência.
De acordo com Belidson Dias, em seu artigo  "Uma epistemologia de fronteiras: minha tese de doutorado como um projeto a/r/tográfico", “ a a/r/tografia é uma forma de representação que privilegia tanto o texto (escrito) quanto a imagem (visual), quando eles encontram-se em momentos de mestiçagem ou hibridização. Ela oferece para o pesquisador e educador uma escala de métodos que permitem auxiliar os processos de questionamentos, reflexão, e fazer." E continua: " Os pesquisadores, envolvidos em desconstruir a escrita acadêmica dominante, desafiam a voz do observador acadêmico como possuidor de todo o conhecimento; exploram modos criativos de representação que reflitam a riqueza e a complexidade das amostras e dados de pesquisa, promovendo múltiplos níveis de envolvimento, que são, simultaneamente, cognitivos e emocionais. Desse modo, no contexto de ABER e ABR é mais importante o conceito de “vivificação” de Patti Lather do que o da provação e replicação positivistas."¹

¹ Arts-based Educational Research (ABER)

Para quem quer saber mais, posto aqui alguns links de dissertações defendidas na UnB que seguem esta metodologia:

 http://repositorio.unb.br/handle/10482/16232
 http://repositorio.unb.br/handle/10482/9796

Livro :
  

Dias, Belidson; Irwin, Rita L. (Org). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/R/TOGRAFIA. EditoraUFSM, 2013


2 comentários:

  1. Ando pesquisando a a/r/tografia dentro das artes cênicas, se quiserem se juntar e formar uma colônia de pesquisa, eu seria imensamente grato. meu e-mail é storck _psi22@hotmail.com

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