quinta-feira, 3 de setembro de 2015

FECHANDO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Estamos chegando ao fim de nosso primeiro método de pesquisa, o mais o comum  e nem por isso o mais fácil: pesquisa bibliográfica.
O que é preciso ter em mente
1- fontes bibliográficas, onde achar o que você precisa encontrar.
2- O principal não é livro. Temos em ordem: comunicações em congressos, artigos em revistas especializadas, dissertações e teses. E livros.
3- Como ler e estudar dissertações e teses:
a- análise bibliográfica, procurando identificar a sua composição (relação entre materiais diversos como artigos,livros, etc) e sua proveniência( locais, nacionais, estrangeiros). Então perceber as séries (materiais que se correlacionam por tema e propostas),as repetições(obras que se encontram em diversas listas bibliográficas), e as singularidades(obras específicas sobre o tema e que são únicas nas listas bibliográficas.
b- Correlação entre a análise bibliográfica e o corpo do texto: ver se a bibliografia é ativa, se os itens arrolados estão no corpo do texto. Por outro lado, ver como os capítulos se organizam em torno de séries bibliográficas específicas e as obras que atravessam o texto, dando continuidade conceptual à pesquisa. Ainda, ver a partir da lista bibliográfica, o que é enfatizado no corpo do texto. Podemos ter obras listadas na bibliografia acabam esvaziadas no corpo do texto, sem receber muito espaço de discussão.
C- Organização do texto e construção da argumentação. Esse tema relaciona-se com a elaboração do texto, que será tema final do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário