quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Análise da Revista Brasileira de Estudos da Presença
e da Revista CENA  -  Grupo 4

O grupo se debruçou sobre o estudo de cada edição dos periódicos citados acima, observando  suas sequências cronológicas, suas formas de organização em seções, seus temas dominantes e suas singularidades. O uso de tabelas foi escolhido para explicitar alguns dos dados levantados.

 REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA

Ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Revista Brasileira de Estudos da Presença tem perfil definido pela finalidade de divulgação de pesquisas artístico-científicas no campo das Artes Cênicas e nas áreas de interface que dão sustentação e mantém diálogo com as diferentes linguagens e os múltiplos contextos das artes e ciências do espetáculo vivo, em especial, a Educação, a Antropologia, a Filosofia e a História. O que permite encontrar, em seus sumários, uma pluralidade de temas que ampliam o leque de abordagens teóricas e de pesquisa sobre as artes cênicas. Porém, apesar desse espectro amplo de temáticas possíveis, a linha editorial da revista preserva uma coerência em suas edições ao determinar a ideia de “Presença” como guia de sua linha editorial, e ao organizar os artigos que publica em sessões de temáticas e abordagens definidas, o que faz com que todos os textos circundem um tema principal pré-definido. Para textos, sempre em menor número, cujos assuntos não mantém contato direto com a temática central definida para as edições, a revista abre a sessão Outros Temas, ausente em poucas das edições analisadas.
Dentro dessa linha editorial seguida pela revista, busca-se apresentar ao leitor um arsenal de textos sobre temas, teorias e metodologias que primam pela inovação e se situam em um contexto contemporâneo, embora também haja espaço para textos já consagrados de artistas e pesquisadores conhecidos pelos interessados nos temas-perfil da revista. É o caso de dossiês e textos dedicados, por exemplo,  a Jerzy Grotowski e a François Delsarte.
A revista publica, preferencialmente, textos resultantes de estudos teóricos, experimentações práticas, pesquisas, reflexões e debates polêmicos e atuais, oferecendo ao leitor trabalhos em português e também em espanhol (em algumas publicações), de pesquisadores nacionais e estrangeiros.

Periodicidade
A periodicidade da revista é quadrimestral, no entanto, a publicação foi semestral em seus dois primeiros anos de existência – 2011 e 2012, com edições lançadas em janeiro e junho. A partir de 2013 até o presente ano, 2015, a revista passou a ter tiragem quadrimestral, com edições lançadas em janeiro, maio e setembro. Até o final de 2015, a revista terá alcançado 13 publicações.

Organização
2011
Edição n°1 (janeiro/junho)
Edição n°2 (julho/dezembro)
– Sumário
– Sumário
– Editorial
– Editorial
– Estudos da Presença
– Estudos da Presença
– Outros temas
– Outros temas

2012
Edição n°1 (janeiro/junho)
Edição n°2 (julho/dezembro)
– Sumário
– Sumário
– Editorial
– Editorial
– Etnocenologia e Educação
– A pedagogia de François Delsarte
– Documentos de artistas
– Documentos de artistas
– Outros temas
– Usina do trabalho do ator, 20 anos

– Outros temas

2013
Edição n°1 (janeiro/abril)
Edição n°2 (maio/agosto)
Edição n°3 (setembro/dezembro)
– Sumario
– Sumario
– Sumario
– Editorial
– Editorial
– Editorial
– Dossiê Grotowski
– Genética teatral
– Teatro pós-dramático na Argentina
– Resenhas
– Outros temas
– Outros temas

2014
Edição n°1 (janeiro/abril)
Edição n°2 (maio/agosto)
Edição n°3 (setembro/dezembro)
– Sumário
– Sumário
– Sumário
– Editorial
– Editorial
– Editorial
– Poéticas e Políticas de Performance
– Teatro e Neurociências
– Gordon Craig
– Outros temas
– Outros temas
– Outros temas


– Entrevista

2015
Edição n°1 (janeiro/abril)
Edição n°2 (maio/agosto)
Edição n°3 (setembro/dezembro)
– Sumário
– Sumário
– Sumário
– Editorial
– Editorial
– Editorial
– Epistemologias da Somática
– Teatro e Educação
– Pesquisa em Artes Cênicas
– Técnicas, Métodos e Abordagens Somáticas
– Outros temas
– Outros temas
– Somática, Poética e Educação


– Outros temas




Descrição/ Temas Dominantes

2011 Nas duas edições do primeiro ano de existência da revista, os artigos publicados giravam em torno da questão que dá nome à mesma, ou seja, os textos publicados na sessão Estudos da Presença, tratavam, cada um dentro de um viés específico (corporeidade, pesquisa, improvisação, etc.),  da PRESENÇA nos contextos teatrais, da performance, da etnocenologia e da dança.
Os artigos que tratavam de assuntos não direcionados para essa questão, eram publicados, em ambas as edições, na sessão Outros temas, onde textos giravam em torno do tema EDUCAÇÃO. Não há, portanto, nestas duas saídas da revista, assuntos discrepantes, que fogem do perfil temático escolhido para elas.

2012 –  Já nas duas edições de 2012 as revistas têm, claramente, sumários que apontam para temáticas  que não seguem uma continuidade temática.
A primeira edição apresenta artigos que discorrem sobre aspectos ligados à Etnocenologia como temática principal, na sessão Etnocenologia e Educação. E nas sessões Documentos de artistas e Outros temas, os artigos são orientados pelo espectro temático que define o perfil da revista, tratando de temas como arte, educação, narrativas, investigações cênicas.
A segunda edição fecha como tema  A pedagogia de François Delsarte, tema a partir do qual se organizam artigos que investigam os aspectos pedagógicos, estéticos e filosóficos do sistema Delsarte em contato com o teatro e a dança. Há, ainda, a sessão Documentos de artistas, na qual a revista publica fragmentos de manuscritos de Delsarte, onde ele reflete sobre o trabalho técnico do cantor, sobre a questão da inspiração e sobre questões relacionadas à sua pedagogia. Nestas edições também são publicados artigos sobre os 20 anos da Usina do trabalho do ator. E na sessão Outros temas, seguindo o perfil editorial da revista, é dado lugar a três artigos cujas temáticas não estão instrinsecamente relacionas aos temas das sessões anteriores.

2013 –  Neste ano a revista passa do formato de publicação semestral para quadrimestral. Respeitando sua linha editorial que abarca pesquisas ligadas às artes cênicas e suas interfaces, as três publicações de 2013 priorizam, em suas sessões principais, artigos relativos ao teatro.
Na primeira edição há toda uma sessão, o Dossiê Grotowski, com 17 artigos dedicados ao diretor polonês Jerzy Grotowski, além de uma sessão de resenhas com 5 livros, também sobre  o diretor polonês, resenhados. É a primeira publicação da revista que abre uma sessão dedicada a  resenhas no seu sumário.
A segunda edição permanece priorizando o teatro como assunto, ao publicar 10 artigos que apresentam a questão da Genética teatral  e sua correlação com a encenação, a performatividade, o registro  e os rastros de trabalhos teatrais. Na sessão Outros temas  o teatro permanece como foco, porém há um artigo dedicado à companhia Lia Rodrigues Cia. de dança.
A terceira edição de 2013 dedica-se ao Teatro pós-dramático argentino, que nomeia a sessão principal, constituída de 12 artigos, dos quais 11 escritos em espanhol, em sua totalidade por pesquisadores estrangeiros, e 1 em português. A sessão Outros temas, com 3 artigos, permanece abordando o teatro como tema, mas já fora da questão da pós-dramaticidade.

2014 - Nas duas primeiras edições desse ano os artigos publicados giram em torno de análise de performances e estudos sobre o mesmo tema, sendo que a segunda publicação se voltou especificamente para artigos que tem como tema as diversas práticas da performance atreladas aos diversos campos da neurociência, apresentando, portanto, uma abordagem interdisciplinar.
Na sessão Outros Temas, de ambas as publicações, os temas variaram desde um artigo sobre uma dissertação que tem como objeto de estudo os circos mambembes nas décadas de 50 até 70, até artigos relacionados ao tema Educação,Teatro e Esportes, não se encontrado, portanto, totalmente relacionados com os temas principais de cada uma das publicações.
A última publicação tem como tema principal o encenador inglês Gordon Craig, razão pela qual os artigos ali publicados investigam sua obra, tais como livros e peças teatrais, bem como sua relação com o teatro hindu e suas influências em seu trabalho.
Na sessão Outros temas, os textos giravam em torno do tema Educação, Dança e Performance, seguindo a maioria dos temas principais abordados pela revista em quase todas as suas publicações, por fim, há ainda uma entrevista com dois performers e pesquisadores, SaraPanamby e Filipe Espíndola.

2015 – Na primeira publicação a revista trouxe a temática da Presença e sua relação com o universo da Educação Somática, diferentemente das outras publicações, esta foi organizada na forma de um Dossiê, apresentando, portanto, três sessões sobre o tema da Somática.
Tendo em vista que a revista tem como escopo apresentar temas relacionados à prática teatral a partir de uma visão interdisciplinar, nesta edição a preocupação foi apresentar artigos que abordassem a noção de soma e sua representação no âmbito das artes. Não houve, nesta edição, a sessão Outros temas.
Na segunda publicação a revista voltou ao seu formato original, com sumário, editorial, um tema principal, que abordou a relação Teatro e Educação, com artigos sobre a importância do teatro na formação de crianças e jovens. Na sessão Outros temas os textos giraram em torno do treinamento para ator, apresentando um artigo específico sobre o trabalho de Boal e Stanislaviski.
Por fim, a ultima publicação voltou a apresentar artigos diversos sobre Pesquisa em Artes Cênicas, tendo como base debates sobre o ato de investigar/pesquisar, e diversos métodos pedagógicos de se fazer pesquisa, na sessão Outros temas, como de costume, apresentou trabalhos relacionados ao estudo da performance, bem como artigos sobre Pedagogia teatral, que se encontram relacionados ao tema principal dessa última publicação.


Revista CENA

A revista Cena é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nela encontramos publicações de textos inéditos no Brasil sobre diversos temas das artes cênicas com enfoque na cena contemporânea. Sob a forma de artigos, ensaios, críticas, atualizações bibliográficas, resenhas de livros e entrevistas, sua proposta é divulgar a produção intelectual de artistas, professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros.  Possui uma política de acesso livre, ou seja, disponibiliza gratuita e imediatamente todo o seu conteúdo. 

Periodicidade
Em 19 de abril do ano de 2000, é lançada a revista Cena, juntamente com a primeira edição do Curso de Especialização Teoria do Teatro: Cena Contemporânea na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2005, encerrada a terceira edição deste curso, alguns professores se unem para iniciar a implantação do mestrado na mesma universidade. No ano seguinte a Capes/Mec  aprova o programa de Pós- Graduação e o número 5 da Revista Cena é publicado.
Em seu site, não consta suas primeiras edições, do número 1 ao 4 (publicações de seus primeiros anos de existência, antes da fundação do mestrado na UFRGS). Foram feitas pesquisas em sites de busca pela internet, enviamos e-mails para o Programa de Pós- Graduação de Artes Cênicas da UFRGS, telefonamos, mas até este momento, não conseguimos ter acesso àquelas edições do periódico. Desta forma, esta pesquisa se situa entre as publicações de número 5 ao  16 .
A revista é publicada em 2006 e retorna em 2008, mantendo-se anual até o ano de 2010. A partir de 2011, ela anuncia em seu Editorial Cena n. 10 que passará a ter periodicidade semestral. Assim acontece até sua última edição, a número 16, em 2014.

Organização

Nº DA
EDIÇÃO

DOSSIÊ

ARTIGOS
ENTRE
VISTAS

MEMORIA
CO
NEXÔES
EXTRA-DOSSIÊ

ENSAIO









2006
05
-
8
1
61¹
-
-
-
2008
06
-
5
-
-
3
-
-
2009
07
-
5
-
-
2
-
-
2010
08
-
6
-
-
3
-
-
2011 - 1
09
X
8
-
-
1
1
-
2011 - 2
10
-
6
-
-
2
-
-
2012 - 1
11
X
6
1
-
3
-
-
2012 - 2
12
X
6
2
-
1
2
-
2013 - 1
13
-
4
2
-
2
-
-
2013 - 2
14
X
4
-
-
3
-
-
2014 - 1
15
-
6
1
-
3
-
-
2014 - 2
16
X
6
1
-
2
-
1









TOTAIS
12
05
70
08
61
25
3
1
1 - Projetos de graduação em licenciatura e bacharelado em artes cênicas de 2003 a 2006 / UFRGS.

Descrição/ Temas Dominantes
2006 -  A Introdução com texto afetivo escrito por Marta Isaacsson abre esta edição que é a primeira ligada ao Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Dos cinco artigos, dois tratam do teatro gaúcho, a única entrevista foi feita com a antiga professora Maria Lúcia Raymundo da UFRGS e a seção Memória divulga 61 trabalhos feitos entre os anos de 2003 à 2006 dos alunos de Licenciatura e Bacharelado da mesma universidade.
2008 - Revista dos anos de 2007 e 2008. Aqui inicia-se a seção Conexões, dedicada a publicação de artigos de pesquisadores e/ou artistas estrangeiros acerca da cena contemporânea como Jean- Pierre Ryngaert,  presente nesta edição.
2009 - Neste ano, a revista ganha editoração digital, preservando, entretanto, sua publicação no formato em papel. Os textos tratam em sua maioria da cena contemporânea, sendo um deles sobre a história do teatro na Bahia e outro presta uma homenagem a Augusto Boal, que faleceu naquele ano.
2010 -  Reflexões sobre a cena contemporânea é por onde percorre a maioria dos artigos através de uma pluralidade de temas como ficção e realidade, cultura pop, juventude e performance.
2011 1 - Dossiê "Dança em Desdobramentos". Na seção Extradossiê, o artigo "Considerações acerca do fazer teatral contemporâneo" de Aline de Mello Sanfelici, trata de problemas da apropriação do texto para o palco.
2011 2 - A palavra Teatralidade aparece em três dos oito trabalhos presentes nesta edição. A entrevista  com o pesquisador Jorge Dubatti dicorre sobre o teatro e as novas tecnologias e as novas formas de interação humana que caracterizam a experiência contemporânea.
2012 1 -  Dossiê Micro-Historias do Teatro.
2012 2 - Dossiê Artes Cênicas e Educação: diálogos contemporâneos. Dois artigos Extradossiê: um trata do teatro colonial brasileiro e o outro investiga uma encenação dirigida por Celso Nunes em 1972,  momento em que vigorava a ditadura militar brasileira.
2013 1 - A dança e suas relações com o teatro e a performance é o tema dominante nesta edição.
2013 2 - Dossiê Cyber Corpo, Hiper Corpo, Corpo Vulnerável: modalidades de presença na cena contemporânea. Tendo como um de seus trabalhos uma texto em espanhol que tratou sobre a representação artística da relação entre corpo e violência.
2014 1 - Três artigo sobre teatro pós-dramático e realismo. Três artigos que abordam a dança sob vários aspectos e uma entrevista com Rodrigo Pederneiras, coreógrafo do Grupo Corpo. Dentre os três trabalhos da seção Conexões, dois versaram sobre o teatro e o cinema na Argentina.
2014 2 - Dossiê Práticas da Palavra. De Shakespeare à performatividade da palavra no teatro contemporâneo brasileiro.

Ao longo das análises um dado chamou a atenção, dentre os (as) 72 autores (as) que colaboraram com as edições de 2012 a 2014, somente 6 tiveram mais de um trabalho publicado, em número máximo de 2, sendo que, dentre estes, 3 autores tiveram 1 trabalho individual mais 1 em conjunto com outros autores; um deles teve 2 trabalhos na seção de conexões, na mesma edição e; um deles conseguiu publicar uma tradução (seção de conexões) mais 1 artigo em conjunto com outra pessoa, em edições diferentes.

A análise destas revistas, e de seus tópicos específicos, além de aflorar textos que poderão ser utilizados como referências, para novos textos/pesquisas, dá vazão a outros questionamentos, tal como: qual o lugar das culturas indígena e africana na presença/cena contemporânea brasileira? dentre outros.

Camila de Sant'Anna
Claudia Moreira
Edi Oliveira
Roberto Freitas

Um comentário:

  1. Bem completo o trabalho, com textos informativos e material visual que clarifica os comentários.

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