sexta-feira, 9 de outubro de 2015

pronto. em contato com todos os blogs

Todos os quatro blogs estão online e funcionando.
Já passamos pela primeira fase de informações iniciais.
Os blogs estão cada um no relato de suas observações de ensaios.
Ao poucos, com a maior familiariedade com os eventos observados, vamos indo além de registro, ou inserindo os registros em um contexto de discussão das opções registradas.
Uma coisa fundamental: algumas vezes é como o esvaziamento, sentir que o papel de observador já foi preenchido e/ou que não há nada a fazer. Isso se dá em virtude da sobreposição entre a função de um observador pesquisadro e o papel de platéia. Ou seja, por estamos diante de algo nos sentimos como se aquilo fosse feito para nós, e que a nossa função é de receber e rapidamente decodificar aquilo.
Em trabalhos de pesquisa com observação de campo é preciso sair dessa posição estética de platéia. Primeiro, diferentemente de uma platéia, você não vai ter uma única oportunidade para observar tudo. Segundo, em virtude de entrar em contato diversas vezes com o evento o observado, você vai ser capaz diversificar seus atos, não reduzindo-os a uma contemplação. Desse modo, você vai estar envolvido de várias maneiras em um evento que é plural. Assim, você vai estar sendo socilitado de diversos modos assim como os atores. Quando a amplitude de suas atividades se multiplica, você começa a sair da situação cômoda de platéia para fazer algo que os agentes envolvidos na cena estão fazendo: trabalhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário