quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Para a Barabara

Bom dia,
Em 2004 e 2005 , quando eu estava na graduação realizei um pesquisa no PIBIC com os Karajá de Santa Isabel do Morro e aldeias JK e Wataú.  Essa região fica na divisa entre Tocantins e Mato Grosso, perto de São Félix do Araguaia, no Parque Indígena do Araguaia. A minha pesquisa chamava "o corpo cênico do artista karajá"em 2004 e em 2005 "o contato com os Iny". Em uma das minhas viagens até lá, o cacique de Wataú, Iwraru Karajá, pediu para eu escrever um projeto de revitalização da arte karajá  em um edital da Petrobrás. Fomos para a cidade, no escritório da FUNAI. O projeto era um idéia dele e em 3 dias escrevemos e mandamos. Depois então de 2006 à 2008 coordenei com ele esse projeto intitulado "Revitalização da arte de confecção de canoa, cestaria, cerâmica e indumentária ritual do povo Karajá/Iny" agraciado pelo edital da Petrobrás/MINC de 2005. No projeto os karajá mais velhos davam aula para os mais jovens de cano, cestaria, cerâmica e indumentária ritual. Depois esse programa fez parte do currículo da escola dentro da aldeia. E durante todo o processo um karajá recebeu um filmadora e teve na aldeia aulas com o Iberê (cineasta de Brasília) para registrar todo os processo e as aulas. Foi uma experiência incrível. Tenho vários, livros, entrevistas, fotos, vídeos e o contato  de alguns deles, caso você queira ir á campo. O Iwraru Karajá tem um página no Face. A imagem abaixo é parte da capa do DVD que eles produziram.  Esse da foto é o Iwraru.



Nenhum comentário:

Postar um comentário