quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Parabéns aos grupos de ontem



Realmente, fiquei muito satisfeito com os materiais apresentados.
 Desde a escolha dos objetos de observação até as apresentações de ontem, passando pela manutenção dos blogs, tivemos um processo que envolve todos os integrantes e que foi amadurecendo. 
Claro que temos alguns itens que precisam uma atenção melhor, especialmente em questões conceptuais. Daí os questionamentos que realizei ontem.
No caso do primeiro grupo,  1-Édi Carvalho, Jessiara Menezes, Maria Villar, Bárbara Benatti, uma questão chave é o da relação entre criação coreográfica e fonte textual. Vimos a necessidade de se ultrapassar um modelo causalista que se apresenta de duas formas: a relação entre dança e literatura, e  a entre o coreógrafo e suas fontes.  Outro aspecto a ser problematizado é a questão da dramaturgia audiovisual, e a relação entre sons e movimentos.
Uma questão que gostaria de fazer diz respeito à notação. Com o uso de novas tecnologias e suas possibilidades de registro e manipulação de sons e imagens, como fica a questão da notação ou transcrição do movimento  em sinais gráficos. 


O segundo grupo, Caísa Tibúrcio, Camila Sant'Anna, Denise Munhoz e Nando Villardo apresentou uma edição de vídeo que organizou bem os materiais de seu processo de observação.  A questão maior a ser aprofundada é de fato a questão da musicalidade, como foi discutido. Outra questão:o grupo falou muito das mudanças e como representar visualmente/graficamente estas mudanças? As mudanças foram de diversos níveis. Mais que explicações, é preciso compreender o contexto das mudanças e suas orientações, para onde se está indo, vem a mudança em si, com sua trajetória. 
Uma questão para o grupo:  como pensar a relação entre 'musicalidade' e humor, entre som e comicidade?  

Com a produção de powerpoints, ficou acertado a inclusão neste blog desse material, que pode ser incluído em forma de slide movie.

Todos da turma sintam-se livres para apresentar novas postagens sobre as apresentações de ontem, como novas perguntas, desdobramentos, ampliações, etc. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário