segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Palestra com Gilberto Icle - 21/10/2015


Com um pouco de atraso, seguem minhas reflexões a partir da palestra com Gilberto Icle.


"Você pretende fazer uma viagem exploratória ou adquirir um pacote turístico?"


                 Com essa metáfora, Gilberto nos levou a refletir sobre os caminhos da pesquisa: se adquiríssemos um pacote turístico, tudo estaria previsto e planejado previamente, com horários e locais de visita radicalmente definidos. No entanto, ao fazer uma pesquisa, esta se assemelha a uma viagem exploratória, a qual pode nos levar a destinos não previstos anteriormente, em que muitas coisas serão descobertas no caminho da viagem...
                       Gilberto então exemplificou como foi feita a análise do processo criativo do grupo UTA, o qual foi composto por algumas etapas:

1. Tratava-se de um espetáculo de palco;

2. Foram feitas gravações dos ensaios para arquivo e também:

            a. Transcrição de tudo, para rememoração;

            b. Transcrição da fala dos atores (da maneira exata como aconteceram)

            c. Transcrição das cenas com falas

            d. Transcrição das cenas sem fala

3. A partir desta materialidade, o que poderia ser analisado?

            a. Noções que o grupo usava para criar o espetáculo. Exemplo: economia: dizer o máximo com o mínimo

            b. Análise da cena, desde a criação até a apresentação

             Este exemplo foi importante para que pudéssemos ter uma noção mais precisa do que poderia ser feito ao se analisar um processo criativo, algo que será muito útil aos grupos neste momento, sem sombras de dúvidas. Para mim, pelo menos, foi bastante esclarecedor.

             Gilberto ainda falou sobre o fato de que a pesquisa precisa ter um efeito multiplicador, ou seja, sempre devemos partir de onde outros pesquisadores pararam. Ressaltou ainda que para ser pesquisador e artista, é necessário desvendar “truques” para objetivar aquilo que é subjetivo, ou seja, muitas vezes, precisamos  "desvendar" ou "criar" a metodologia que iremos usar.

              Gilberto Icle fez uma breve apresentação de si e do seu trabalho, além de algumas considerações, a nível semântico, da palavra presença. Ressaltou que há algum tempo, a abordagem teatral fixava-se apenas no nível semântico de interpretação dos textos, havendo, portanto, predomínio da Semiótica, em que se buscava dar sentido aos textos.Porém, foi Barba o responsável pela introdução de outra abordagem: afinal, não era apenas o texto que chamava a atenção em uma apresentação cênica. Havia algo no corpo do ator, algo que se atraía, independente da palavra. Daí que se podia perceber um conceito pré-expressivo, algo mais lógico que cronológico. 

Em seus estudos sobre a presença, sofre a influência de quatro abordagens:

               1. Etnocenologia: nenhuma manifestação é central (alargam-se os conceitos).

               2. Michel Foucault: não há verdade única; são apenas pontos de vista relativos.

                3. Genética teatral: o processo passa a ser muito importante e, não, simplesmente o produto final.

               4. Hans Ulrich Gumbrecht: campo não hermenêutico.

                 Introduziu o conceito operacional de NOÇÃO: Nas Ciências, os conceitos são mais ou menos estáveis. Em Artes, os conceitos são frágeis. Daí o conceito de noção ser mais indicado que "conceito": 

  • Noção como entre-lugar; 
  • Noção necessita de um corpo; 
  • Noções são efêmeras (precisam ser vividas, praticadas no corpo). 
  • Noção para além da linguagem: é preciso viver no corpo 
  • Noções operacionais e temporárias: são transitórias. Não servem a todos os grupos. 
  • Noções criam vocabulário para o grupo que trabalha junto, pois podem escolher a nomenclatura. 
  • Noções não são temas; tem a ver com o “como”. Noções multiplicam-se: cria-se uma a partir de outras.
                  Penso que a presença de Gilberto Icle muito somou à nossa turma, que ora se apresenta investigando vários processos criativos. As noções elencadas colaboram para uma melhor visualização do trabalho que estamos analisando. 
                     Pena que não pude participar do curso, pois muito deve ter acrescentado a todos que participaram, pois, a experiência dele muito pode somar à nossa que estamos começando a analisar processos criativos...










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