sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Bibliografia Sound Studies e Som/teatro

A bibliografia é enorme.
Mas vão aí alguns títulos.
A lista é imensa. Mas eis alguns.


Básicos:
HENRIQUE, L. Acústica Musical. Gulbenkian, 2011.
JOURDAIN,  R. Música, cérebro e êxtase. Como a música captura nossa imaginação, Rio de Janeiro, Objetiva,1997.
MENEZES, F.  A ACUSTICA MUSICAL EM PALAVRAS E SONS. Atelie editorial, 2014.
MURRAY SCHAFER, R. A afinação do mundo. Editora UNESP, 1997.
MURRAY SCHAFER, R. O Ouvido Pensante. Editora da UNESP, 1992.
ROEDERER, J. INTRODUÇAO A FISICA E PSICOFISICA DA MÚSICA. Edusp, 1998.
Um livro interessante de exercícios é o Educacação Sonora de Murray Schafer (melhoramentos, 2011).



Psicoacústica
BLAUERT,J. Spatial Hearing: The Psychophysics of Human Sound Localization. The MIT Press, 1997.
BREGMAN, A. Auditory Scene Analysis. The Perceptual Organization of Sounds. A Bredford Book, 1994.
BREGMAN, A. Demonstrations of Auditory Scene Analysis. The MIT Press, 1996.
CHION, M. Audiovision. Armand Colin, 2005. (Trad. portugresa Audiovisão. Lisboa:Edições Texto&Grafia,2011.)
CHION, M. Le son: Le traité d'acoulogie. Armand Colin, 2010.

Som e teatro
AMALFI, M. A MACRO-HARMONIA DA MÚSICA DO TEATRO, Giostri, 2015. ( livro a partir da dissertação. v. link http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-06032014-110609/en.php )
BROWN,R. Sound. A Reader int Theatre Practice. Palgrave Macmillan, 2010.
COLISSON, D. The Sound of Theatre. Professional Lighting and Sound Association (PLASA),2008.
CURTIN, A.  Avant-Garde Theatre Sound: Staging Sonic Modernity. Palgrave Macmillan, 2014.
OVADIJA, M.  Dramaturgy of Sound in the Avant-garde and Postdramatic Theatre. Mcgill-Queens University Press, 2013.
ROESNER, D. & KENDRICK, L. (Orgs) Theatre Noise. The sound of Performance. Cambridge University Press, 2011.
ROESNER, D. Musicality in Theatre: Music As Model, Method and Metaphor in Theatre-Making (Ashgate Interdisciplinary Studies in Opera). Ashgate, 2014.
V. dissertacao de mestrado de M. Chaves

A trilha sonora teatral em pauta : experiências de criadores de trilha sonora em Porto Alegre

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/31780/000784812.pdf?sequence=1




Som e Arte
DYSON, F. Sounding New Media: Immersion and Embodiement in Arts and Culture. University of California Press, 2009
KAHN, D. Noise, Water, Meat: A History of Sound in the Arts. The MIT Press, 2001.
LICHT, A. Sound Art: Beyond Music, Between Categories. RIzzoli, 2007.

Filosofia e som
IHDE, D. Listening and Voice. State Univesity of New York Press, 2007
O'CALLAGHAN, C. Sounds. A Philosophical Theory.
VOEGELIN,  S. Listening to Noise and Silence: Towards a Philosophy of Sound Art. Bloomsbury Academic, 2010.


Sound Studies
ALTMAN, R. Sound Theory. Sound Practice. Routlegde, 2002.
AUGOYARD, J-F. Sonic Experience. McGill-Queen’s University Press, 2006.
COX, C. & WARNER, D. Audioculture. Continuum 2004.
ERLMANN, V. Reason and Ressonance:A History of Modern Aurality. Zone, 2010.
STERNE, J. The Sound Studies Reader. Routledge, 2011.
STERNE, J. The Audible Past: Cultural Origins of Sound Reproduction. Duke University Press, 2003.
SZENDY, P. Listening: A History of Our Ears. Fordham University Press, 2008.
TOOP, D. Sinister Ressonance. The Mediumship of the Listener. Continuum, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário